Na obra, Cristina de Almeida Couto analisa cinco músicas do cantor e compositor Chico Buarque: “As vitrines” (1981), “Construção” (1971), “Geni e o Zeppelin” (1978), “A Banda” (1966) e “Vai Passar” (1984). Segundo a autora, “as canções escolhidas para a análise versam sobre temas que se relacionam entre si, formando um elo de acontecimentos e consequências que se completam e revelam a realidade dos fatos que ocorreram na época em que foram lançadas, bem como os aspectos da cidade”.

O resultado da pesquisa está dividido em três capítulos. O primeiro – Chico Buarque – o Tempo e o Artista – apresenta aspectos de sua vida, obra, trajetória artística e sua divergência com o Regime Militar, época em que suas canções foram proibidas pela censura de serem gravadas e tocadas.

No segundo capítulo, intitulado “As Muitas Faces de uma Cidade”, são analisadas três das cinco canções escolhidas: “As vitrines”, “Construção” e “Geni e o Zeppelin”. No terceiro capítulo, “A Transformação da Cidade”, foram analisadas as duas últimas canções.

As Cidades de Chico Buarque

Autor: Cristina de Almeida Couto

Número de páginas: 94

Editora: Cristina Couto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here