Alunos da disciplina “Agência de Notícias”, do curso de Jornalismo da Faculdade Cearense, ministrada pela Profª Mara Cristina, aprendem o exercício profissional e praticam a solidariedade. Eles são motivados a conhecer projetos sociais e entidades beneficentes e a desenvolver um trabalho de assessoria de imprensa para divulgar as boas ações. Os estudantes Gil  Soares e Mariana Costa estiveram no Núcleo de Base do Serviluz, em Fortaleza, que iniciou o Projeto Rosas do Serviluz para atender mulheres da comunidade, em situação de vulnerabilidade social. Além do trabalho de apuração, redação e edição, a dupla recebeu a tarefa de publicizar o release produzido. Segue o texto:

 
Núcleo de Base do Serviluz realiza trabalho com crianças, adolescentes e mulheres com vulnerabilidade social

 

Para dar continuidade aos projetos o núcleo precisa de doações e voluntários O curso irá até o mês de junho

 

Com 14 anos de atividades dando assistência à criança e adolescente, o Núcleo de Base do Serviluz inicia mais um projeto, voltado às mulheres da comunidade com algum tipo de vulnerabilidade social. O Projeto Rosas do Serviluz, que recebeu este nome por simbolizar beleza, delicadeza e força características das mulheres participantes da comunidade. O foco são as vítimas de violência, seja ela doméstica, física, sexual ou psicológica. Ao todo, são dez participantes.

 

Com objetivo de inseri-las no mercado de trabalho as alunas realizam atividades, como: terapia ocupacional; oficina de projeto de vida e curso básico de turismo. As ações serão dividas em quatro módulos: O primeiro trabalha o turismo comunitário, o segundo relações interpessoais, ética e cidadania, o terceiro patrimônio arquitetônico, urbano, cultural e manifestações populares e o quarto políticas publicas e atrativos naturais do Ceará.

Ao todo, são 63 pessoas atendidas diariamente entre crianças, adolescentes e mulheres vítimas de algum tipo de violência ou tenha sofrido violação dos seus direitos. Apesar de todos os esforços e da boa vontade dos voluntários, o Núcleo precisa de ajuda para continuar com os seus projetos.

 

Projetos

Atualmente, 38 crianças e 15 adolescentes, entre 7 a 17 anos, integram o projeto. As atividades vão desde artes manuais; educação preventiva (prevenção as drogas e DST´s); Direitos e deveres (Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto da Juventude, Igualdade racial); trabalho com materiais recicláveis; acompanhamento familiar; lazer e promoção a cultura local.

O Rosas do Serviluz, é uma parceria com a Instituição Internacional AYUNTAMIENTO DE MÁLAGA. Uma das coordenadoras do Núcleo, Eveline Alves, comenta sobre o novo projeto, “É um grande desafio. Conhecemos muito bem nossa comunidade e sabemos das dificuldades e violações dos direitos deste povo. Pela primeira vez conseguimos financiamento para um projeto o qual nos deixa muito feliz. Acreditamos que este trabalho será uma referência aqui no bairro. As mulheres serão beneficiadas com uma bolsa de R$ 100, uma espécie de ajuda de custo, teremos os lanches e as atividades diários”.

 

Dificuldades

As ações disponibilizadas pelo Núcleo são totalmente voluntárias. E todos os custos como materiais, serviços, lanches, profissionais, entre outros, são mantidos por meio de doações da comunidade. Portanto, o Núcleo de Base do Serviluz pede ajuda para doações e voluntariado para permanecer com os projetos no bairro que necessita de colaboradores, visto que a comunidade está inserida em um contexto de violência, tráfico e trabalho infantil.

O projeto é conduzido por três educadoras sociais: Eveline Alves, Joseane Damasceno (ambas ex-beneficiadas do núcleo) e Lucivanda Nogueira, que relata as principais dificuldades encontradas para seguir com o Núcleo: “A violência territorial dificulta o acesso das crianças e adolescentes ao Núcleo, por conta da divisão de território. Outras dificuldades que enfrentamos é a manutenção da casa (água, luz e alimentação)pois estes serviços têm que estar disponíveis todos os dias, bem como a Regulamentação do N. B.S ( Estatuto e CNPJ) e também materiais didáticos, pedagógicos e eletrônicos (TV, som, DVD e computador)” informa.

 

Saiba mais:

Núcleo começou com o trabalho desenvolvido pela Pastoral da Criança, que paralelamente atendia um pequeno grupo de adolescentes parentes das crianças. Esses adolescentes deram início em um curso de bordado manual. Nesse período, o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua – MNMMR, que residia na comunidade convidou o grupo de adolescentes bordadeiras para formarem o Núcleo de Base do Serviluz, em 22 de agosto de 1992.

A partir dessa data desenvolvem-se ações itinerantes, como rodas de conversas sobre diversas temáticas nas residências de educadores e educando, pois não tinham uma sede própria. Após alguns anos o Núcleo se desligou da parceria, passando a ser um grupo independente, mas conservando em sua missão a criança e o adolescente.

Em 10 de maio de 2004, foram contemplados com uma casa que se tornaria sua sede. A doação foi realizada pelo um grupo de alemães da Associação Criança Carente Gemeinnutzger, que conheceram e sensibilizaram com o projeto.

 

Serviço:

Núcleo de Base do Serviluz

Projetos: Rosas do Serviluz (mulheres) e com crianças e adolescentes

Local: Rua Titã, 1067 – Serviluz

Dias: Segunda à sexta- feira

Horário: 13:30 às 17h

Contatos: Gil Soares – 8603-1697 – 9999-1080

Mariana Costa – 98409245

OBS. Este release foi criado pelos alunos da cadeira de Agência de notícias da Faculdade Cearense.”

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here