“Mediação Escolar” será o tema da  43ª edição da Agenda 22, do Programa Geração da Paz, da Secretaria da Educação do Estado. O encontro ocorre nesta terça-feira (22), das 8h30min às 11h 15min, no Auditório João Frederico Ferreira Gomes, 6º andar do Anexo II da Assembleia Legislativa do Ceará (Av. Pontes Vieira, 2391, Dionísio Torres), em Fortaleza. Na ocasião, Antônio Carlos Ozório Nunes, Promotor de Justiça do Estado de São Paulo, apresenta sua experiência e visão sobre as possibilidades e virtudes das técnicas que envolvem a Mediação Escolar, desde a mediação de conflitos às práticas restaurativas.

 

“Também teremos a apresentação dos resultados iniciais do ‘Projeto por uma Cultura de Paz’, realizado em quatro escolas de Fortaleza (SEFOR), fruto da parceira entre a Secretaria da Educação – Seduc, Ministério Público do Ceará e a Fundação Terre Des Hommes”, informa o Prof. Flávio Mesquita, coordenador do Programa Geração da Paz.


As atividades do encontro da Agenda 22 começam às 8h30 com saudação aos presentes e apresentação do Coral da Seduc (EduCoral). Às 9h, será feita apresentação iInstitucional do Programa Geração da Paz, suas propostas, resultados e perspectivas. Em seguida, às 9h30,  Antônio Carlos Ozório Nunes fará a palestra “Mentalidade Restaurativa: Necessidades, Desafios e Oportunidades no Contexto Escolar” . Às 10h10, será apresentado o Relatório de progressos do piloto em Mediação Escolar em escolas da SEDUC (SEDUC / MPCE / TDH).

 

O Programa Geração da Paz foi criado em 22 de setembro de 2010 visando à celebração de cooperação técnica entre a Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em parceria com organizações governamentais e não-governamentais.  O objetivo principal do Programa é “fortalecer a escola como espaço de inclusão, de respeito à diversidade e da promoção da cultura da paz”. Envolve escolas públicas da rede estadual, com o fim de beneficiar os alunos e seus familiares, professores, gestores e servidores e as comunidades onde as escolas estiverem inseridas.


Mais detalhes sobre o Programa Geração da Paz podem ser conhecidos no blog: geracaopaz.blogspot.com.br

Sobre o palestrante


Promotor de Justiça Antônio Carlos Ozório Nunes é especialista em Direito Penal e mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP. Participou da elaboração (em 2004) e da primeira fase de execução (2005/2006), do projeto denominado “Apoio e Fortalecimento da Justiça de Timor Leste”, coordenado pela ONU, em Timor Leste.


É Promotor de Justiça da Infância e Juventude de Taubaté. Foi Coordenador Estadual na área da Educação, do Centro de Apoio Operacional Cível e da Tutela Coletiva, do Ministério Público do Estado de São Paulo. É autor dos livros Corrupção, Ética e Moralidade Administrativa (ed. Fórum) e Como restaurar a paz nas escolas – um guia para Educadores (ed. Contexto). Atualmente é Membro Auxiliar do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Mais Informações: Prof. Flavio Mesquita, coordenador do Programa Geração da Paz – (fone: 85 3101 3913)  / programageracaodapaz@gmail.com

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here