A Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Fortaleza realiza programação alusiva à Semana Nacional de Combate as Drogas, que ocorrerá de 18 a 27 de junho, para chamar  a atenção da sociedade sobre os perigos do uso de substâncias tóxicas legalizadas ou não. No interior, destaque para as ações desenvolvidas em São Gonçalo do Amarante em escolas  da rede pública na área da prevenção ao uso de drogas lícitas e Ilícitas.


 


A programação anunciada pela Pastoral da Sobriedade em Fortaleza começa quinta-feira (18) com missa na Catedral Metropolitana, no centro de Fortaleza, a partir das 18h30. No domingo (21), será realizada a Caminhada “Por sociedade em paz e sem drogas”, na Avenida Beira-Mar. A concentração está marcada para as 8h, de frente do antigo hotel Esplanada.


 


Na quarta-feira (24), a atividade da Pastoral será uma formação sobre a questão das drogas. O local será o Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja (Rua Rodrigues Jr. 300 – Centro), às 19h. No sábado (27),  um jantar, também no Centro Pastoral, encerra a Semana. O valor por pessoa é de R$ 8,00.


 


PREVENÇÃO


 


Em São Gonçalo do Amarante, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação e da Coordenadoria de Políticas Públicas sobre Drogas, dá prosseguimento ao projeto de qualidade de vida para todas as crianças do município com palestras e oficinas sobre prevenção às drogas. O apoio do Movimento Brasil Sem Drogas no Ceará tem sido marcante.


 


Segundo a Coordenadora de Políticas Públicas sobre Drogas daquele município, Rossana Brasil Kopf, a medida foi tomada pela Prefeitura  para fazer frente à  “incidência do uso de drogas entre adolescentes que é considerada alta quando comparada as outras faixas populacionais”.  Ela acrescenta que “o ingresso no consumo de drogas aconteceria na maioria das vezes por influência dos colegas, (a busca dos amigos para fugir dos conflitos familiares e a sede por transgressões fariam parte do comportamento característico dessa faixa)”.


 


O trabalho de prevenção feito com as crianças e jovens  envolve também conversas e reuniões com os familiares. Rossana destaca o apoio do prefeito Cláudio Pinho. Para a realização das atividades nas escolas, Rossana Kopf  é acompanhada pelo palestrante Jorge Damasceno, do Movimento Brasil Sem Drogas. Depois das escolas da sede do município, as ações se estendem para localidades como Siupé, Croatá e Parada.


 


Mais informações:  Coordenação da Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Fortaleza – (fones:  85 99694 9730, Werles Pereira Amorim /98631 5089 e 99685 2794, Gutemberg / 98623 3068, Maria Goreth) / Movimento Brasil Sem Drogas – (fone:  85 8675.0699, Jorge Damasceno) 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here