Em plena época momina, a presidente da Acam Mandacaru, Gilmaíse Mendes, assinou convênio com a Secretaria Municipal da Educação (SME) para iniciar as atividades da Creche Casa de Afonso e Maria, com 36 crianças de 1 a 2 anos, no bairro Vicente Pinzón. Além disso, a associação garimpou na própria comunidade toda a equipe de trabalho.


Com a creche, 36 crianças contarão com alimentação e cuidados especiais.  Segundo a Acam Mandacaru, os pais poderão trabalhar tranquilos, porque seus filhos estarão em um lugar seguro, com oportunidade de socialização que é muito importante na fase inicial de suas vidas.

Sobre a Acam

A Associação Casa de Afonso e Maria, agora com o nome de fantasia Acam Mandacaru, nasceu de um gesto de solidariedade da matriarca cearense Maria Lima de Oliveira, 97 anos, presidente de honra da entidade. Em 2010, ao lançar seu livro “Uma vida”, teve a ideia de doar a verba obtida com a venda da obra para seus 14 filhos concretizarem o sonho de fundar uma associação voltada para a formação de crianças de baixa renda. Criada a instituição, ganhou o nome de dona Maria e seu esposo. Hoje, quase 300 crianças de comunidades na área da Praia do Futuro e Vicente Pinzón, em Fortaleza, são beneficiadas com atividades educativas, esportivas e artísticas, que resultam em aumento da autoestima e da cidadania. Por extensão, as famílias também são beneficiadas. No final de 2014, por seu Projeto Cultura de Paz e Cidadania, a Acam Mandacaru conquistou o segundo lugar no III Prêmio Nacional de Direitos Humanos – Juíza Patrícia Acioli, na categoria Práticas Humanísticas. O concurso é realizado pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj).


Para a entidade, todo resultado é fruto do trabalho diário, em esforço conjunto da diretoria com a comunidade e com o grupo seleto de voluntários que, dia a dia, somam seu trabalho ao Projeto Cultura de Paz e Cidadania, que a entidade desenvolve há cinco anos.


A Acam Mandacaru recebeu sua sede própria da Fundação Mandacaru que, em 15 anos de boas ações, deixou boa semente no bairro Vicente Pinzon, e que a Acam continua a cuidar, reforçando as atividades que já vinham sendo desenvolvidas naquele bairro.

Voluntários

A associação convida a todos os interessados em atuar como voluntários para conhecerem sua a sede, localizada na Rua das Estafetas, 10, próximo ao La Maison. Em breve, a entidade fará um encontro de todos os candidatos para serem treinados e alocados de acordo com a sua expertise e disponibilidade de tempo. Mais informações pelo telefone (85) 3261-2537. Conforme a Acam Mandacaru, toda a colaboração soma para o bom desempenho do Projeto Cultura de Paz e Cidadania.


Abaixo seguem links sobre a associação. As gravações foram, ainda, no prédio cedido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Hoje, a entidade funciona em outro prédio no Vicente Pinzon. A sede própria está sendo reformada.

http://www.youtube.com/watch?hl=pt&gl=BR&client=mv-google&v=wWp9D7HfJwo&nomobile=1

 
http://globotv.globo.com/tv-verdes-mares/cetv-1a-edicao-fortaleza/v/casal-muda-realidade-de-moradores-de-bairro-pobre-de-fortaleza/2835083/

http://acmag.org.br/2014/12/associacao-casa-de-afonso-e-maria-recebe-premio-nacional-por-trabalho-social/

 
https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_noticia=6609&cod_secao=1


Facebook: Associação Casa de Afonso e Maria

e o site www.casadeafonsoemaria.org.br e e-mail para correspondência casadeafonsoemaria@gmail.com.

Da presidência: gilmaise@hotmail.com

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here