A obra conta a história de um relojoeiro chamado George Washington Crosby que, em seu leito de morte, começa a ter alucinações, e vê as paredes e o teto de seu quarto se destruírem, sendo seguidos pela queda do céu e das estrelas. Aos poucos George vai percebendo que o tempo se desprendeu do relógio, permitindo que ele faça uma viagem de volta a sua infância, recuperando memórias de um passado sofrido, em que foi abandonado pelo pai – um homem doente e sem rumo.

 Segundo resenha da revista Veja, A Restauração das Horas é um livro descrito como se quisesse captar o funcionamento das coisas, como se tudo fosse a engrenagem de um relógio. A estrutura narrativa da obra exige concentração, pois não é texto convencional e muito menos linear. O personagem mergulha em lembranças e delírios, indo e voltando no tempo. A crítica revela que o livro mostra como experiências vividas por outras gerações refletem na atualidade e influenciam a forma de viver.

Curiosidade

O autor Paul Harding é considerado um autor estreante. Durante três anos ofereceu a obra em diversas editoras, sem sucesso. Em 2009, ele conseguiu emplacar o livro pela Bellevue Literary Press, uma pequena editora sem fins lucrativos, fundada em 2005. Vale ressaltar que A Restauração das Horas conferiu à Harding o Prêmio Pulitzer, um dos mais prestigiados e importantes do mundo, na categoria romance. O livro que até então tinha vendido 7.000 cópias, após o prêmio vendeu mais de 400.000 exemplares, entre impresso e formato digital.

A Restauração das Horas

Autor: Paul Harding

Páginas: 176

Editora: Nova Fronteira

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here