Com a globalização das economias do mundo, a grande pergunta que se faz é: como o desenvolvimento humano levará a uma transformação social da humanidade? Em nada adiantará a tecnologia hodierna do conhecimento se esta não redundar na melhoria de vida dos mais empobrecidos. A grande verdade é que vivemos num País profundamente marcado por uma dívida social indimensionável, inadmissível, proveniente de um modelo econômico de crescimento concentrado numa péssima distribuição de renda, onde, a cada dia, ´os ricos ficam mais ricos e os pobres mais pobres´. O desenvolvimento do mundo globalizado implica na distribuição dos benefícios advindos com todos, alicerçado na democracia, respeito aos direitos humanos, na convivência pacífica entre as nações, enfim, numa agenda de produtividade aliada à uma agenda social focada para os excluidos sociais.

Para a Onu – Organização das Nações Unidas – ´imperioso uma sociedade justa, que lute contra a pobreza, as desigualdades sociais, a exclusão social, estribada na igualdade política, equidade social, diversidade cultural e na justiça social´. Para o sociólogo falecido, paraibano, autor do best-seller – Geografia da Fome: ´a saída para o desenvolvimento do Nordeste passa por fartos investimentos em capital humano e social, enquanto a pobreza nordestina somente será erradicada, quando o próprio homem tornar-se o agente do seu próprio desenvolvimento´. Sem a oportunidade de uma ´educação globalizada e socializada – afirma o senador Cristovão Buarque – não haverá crescimento harmônico, já que esse implica no crescimento pessoal, no exercício da cidadania, na qualificação profissional, objetivos intrínsecos da educação´.

A inclusão social de 50 milhões de brasileiros, que vivem em situação de extrema pobreza, é de absoluta responsabilidade das autoridades governamentais e da sociedade organizada, através de programas sociais, geradores de emprego e renda. Para o papa Bento XVI, ´cada ser humano, por dádiva divina, tem direito ao acesso aos bens do progresso, à cultura e ao saber em toda a sua dimensão´.

*Artigo publicado em 16.02.09 no jornal Diário do Nordeste e reproduzido neste site com autorização do autor.

João Gonçalves
– Membro da Academia Limoeirense de Letras
boscogoncalves@uol.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here