Eventos culturais com contrapartidas sociais, em qualquer campo que estejam, têm uma virtude especial: devolvem à sociedade o apoio concedido por órgãos oficiais e equilibram a inevitável alteração das rotinas da população. E, de forma equivalente, abrem acessos à arte, à educação e valorização humana. Foi assim no Festival Canoa Blues, experiência vivida pela comunidade de Canoa Quebrada (Aracati) e turistas no fim de semana de 12 a 14 de setembro.

O festival não se limitou a promover shows gratuitos, o que, por si, já o fez derivar de promoções similares. Foi além disso. Incluiu na agenda ações de responsabilidade social e de inclusão cultural para 30 crianças e adolescentes atendidos pela organização não-governamental Canoa Criança. Em qualquer análise, isso significa que a garotada teve papel tão importante quanto o dos artistas convidados – as bandas Blues Etílicos e Sérgio Duarte & Entidade Joe, o gaitista carioca Jefferson Gonçalves e as bandas cearenses Puro Malte, De Blues em Quando e Blues Label.

 

Palavras de Jefferson, a quem coube ministrar o curso de gaita: “É uma experiência fantástica mostrar a essa gurizada caminhos para a música. A atenção e o entusiasmo desses meninos e meninas é estimulante e mostra que a arte é uma ponte para uma cultura de paz”. Nada a acrescentar, à exceção de explicações necessárias: Jefferson Gonçalves tem larga experiência como arte-educador e cada aluno recebeu, gratuitamente, uma gaita para os primeiros sopros.

 

Merece destaque, ainda, a doação de mais de 50 livros, de diferentes gêneros, pelo festival à comunidade de Canoa Quebrada. Educação, afinal, é bom e todo mundo gosta.

 

Os volumes, entre os quais obras didáticas, ficarão disponíveis para consulta na biblioteca mantida pela Associação de Empreendedores de Canoa Quebrada (Asdecq), entidade que, ao lado da Associação Estação da Luz, deu apoio ao Canoa Blues.

 

A propósito empresas como Servis Segurança, construtora Tecnocon e Easy Air permitiram a realização do evento, que teve o patrocínio da companhia de energia eólica Rosa dos Ventos, Braselco, Secretaria do Turismo do Ceará e Sebrae.

 

Canoa Quebrada, como escrevi no início deste texto, viveu uma experiência diferente no fim de semana. E juntou, no mesmo balanço das ondas, música boa, convivência harmônica, cultura, educação e paz – ampla e transbordante paz.

Roberto Maciel
– Jornalista
comunicado@diariodonordeste.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here