Há um justificado desespero no semblante de algumas pessoas que encontramos pelos caminhos do mundo. Parecem atormentadas por forças invisíveis, que as impelem a uma vida confusa, muitas vezes belicosa, saboreando a amarga sensação de que o tempo passa e os sonhos não acontecem.

Muitas pessoas vivem assim. A angústia subindo pelo peito, durante o desenrolar complicado dos acontecimentos, sufoca os velhos desejos de paz, amor e prosperidade. Soa-lhes como piada a idéia que podemos escolher viver de forma mais tranquila e feliz, pois foram induzidos a erro: acreditam que nossos pensamentos sejam absolutamente autônomos e que nada podemos fazer para controlá-los.

Pois bem. Se esta premissa fosse verdadeira, de que não podemos controlar o que pensamos, seríamos vítimas impotentes de qualquer pensamento surgido em nossa mente.

Conheço pessoas que têm suas vidas completamente atrapalhadas por pensamentos destrutivos, que semeiam a insegurança na alma, criando um ambiente pesado. Arrastam uma cangalha pesada por aonde vão, arrastando um fardo imaginário, com tantos problemas sobre os quais pensam incessantemente. É difícil ser simpático ou amável quanto nossa mente esta assoberbada por idas e vinda imaginárias, construindo e destruindo cenários futuros em que lidamos com situações desagradáveis ou lembrando continuamente de ocorrências passadas.

São criaturas que se comportam como caça predileta dos pensamentos perturbadores. São perseguidas dia e noite, com direito a insônia insolúvel, por idéias funestas e por questões passadas. São reféns do passado e do futuro.

Esquecem-se que a vida é o agora. Do presente só guardam a expectativa e a aflição de pensar e repensar as mesmas bobagens, ruminado ressentimentos e perpetuando o sentimento de insegurança.

É curioso notar que quanto mais alguém se concentra em um problema, este aumenta vertiginosamente. Quanto maior a preocupação, maior a agonia, maior o problema. Acredito que a indecisão seja uma forma de suicídio a longo ou a médio prazo. Uma pessoa que não controla seus pensamentos está sujeita a conviver com horas e horas de dissabor entre o fluxo e o refluxo de seus devaneios desnecessários, e vai morrendo em vida, deixando de usufruir a dádiva que é o presente.

Mas há cura. Esta é a grande notícia do dia: controlar o pensamento é uma habilidade que pode ser desenvolvida, com um pouquinho de esforço. Mas primeiro é necessário se reconhecer o descontrole, ter consciência de que se é dominado pelos pensamentos sombrios e que esta situação deve ser transformada. A partir deste passo, o autocontrole pode ser conquistado com várias técnicas à disposição: meditação e oração podem ser bons exemplos encontrados na literatura especializada.

Um dos métodos mais eficazes de vencer um pensamento inoportuno é de uma simplicidade infantil. Ao invés de enfrentar o pensamento desagradável e chafurdar em seu pernicioso lamaçal emocional, devemos simplesmente substituí-lo por outro, que nos seja mais agradável. Assim, se lembro da minha acirrada discussão com um parente ou colega de trabalho, tenho duas opções. A primeira é o enfrentamento: lembrar dos detalhes dolorosos e imaginar novas respostas não dadas oportunamente, mas que seriam mais pertinentes, criar vinganças imaginárias futuras ou me culpar pelas besteiras já ditas. A segunda é a substituição do pensamento incômodo: ao invés de me concentrar nele, deixo-o ir embora e penso em algo positivo, renovador e seguro. Pode-se pensar num grande amor, pode-se imaginar um dia de sol na praia mais deslumbrante, enfim, posso ser dono da minha imaginação e ser feliz. Qual será sua opção, estimado leitor?

 

*Artigo publicado em 23.01.09 no Jornal O Estado e reproduzido neste site com autorização do autor.
Sávio Bittencourt
Promotor de Justiça (RJ). Formado em Direito (Universidade Federal Fluminense – UFF). Mestre em História Social (Universidade Severino Sombra – USS).
savio.estado@terra.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here