O autismo é um assunto quem tem recebido atenção da Psicologia, em especial nos estudos de Análise do Comportamento. Segundo especialistas, o autismo é um transtorno grave e que, se não for cuidado de forma adequada e logo no início, poderá afetar aspectos básicos para a sobrevivência e qualidade de vida das pessoas diagnosticadas com o problema. Nesse contexto, o tema será abordado no XXIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, que acontece entre os dias 24 e 27 de setembro, na Fábrica de Negócios do Sebrae-CE (Av. Monsenhor Tabosa, 740 – Centro). Ao todo, serão 18 trabalhos apresentados sobre a temática entre sessão coordenada, palestra, painéis, comunicações orais e primeiros passos.


De acordo com Daniel Del Rey, Denise Vilas Boas (presidente do XXIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental – ABPMC – e doutoranda em análise do comportamento pela PUC-SP) e João Ilo (presidente da ABPMC e doutor em ciência do comportamento pela Universidade Federal do Pará), em artigo intitulado Análise do comportamento e autismo, publicado na Folha de São Paulo em outubro de 2013, o indivíduo no espectro do autismo apresenta uma sensibilidade alterada a estímulos ambientais. Além disso, podem apresentar também dificuldade de integração sensorial e ausência ou déficit acentuado de repertórios comportamentais básicos, como expressão verbal e aspectos paralinguísticos (expressões faciais, entonação da fala, etc.).


Por todas essas nuances, os pesquisadores, no artigo citado acima, defendem que o tratamento do autismo exige a participação de uma equipe interdisciplinar, que envolve psicólogos comportamentais especializados, médicos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. Eles argumentam ainda que uma intervenção comportamental bem planejada tem de incluir o desenvolvimento de linguagem funcional, ensino de habilidades sociais, organização de rotina e estabelecimento de metas acadêmicas.

Saiba mais

O XXIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental contará, nessa edição, com aproximadamente 300 atividades, incluindo mesas redondas, palestras, cursos e mostra de painéis. A expectativa é que este ano participem mais de 1.500 pessoas. O Encontro já foi realizado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Bahia, Paraná e no Ceará. Este é o segundo ano que o evento acontece em que Fortaleza.


As inscrições foram encerradas no site do evento: www.encontroabpmc2014.com.br. mas serão reabertas no dia 23 de setembro, às 14h.

Serviço

XXIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental

Data: 24 a 27 de setembro de 2014

Horário: Das 8h30 às 19h

Local: Fábrica de Negócios do Sebrae-CE (Av. Monsenhor Tabosa, 740 – Centro)

Inscrições e outras informações: www.encontroabpmc2014.com.br/

Com informações da Assessoria de Imprensa do XXIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here