O Dia Internacional da Paz, 21 de setembro, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma data para estimular o cessar-fogo e a não violência em nível mundial. Em várias cidades do mundo encontros formais e informais reunirão pessoas interessadas em promover a paz individual e coletiva, colaborando, assim, para a harmonização do planeta. Fortaleza está no roteiro de instituições internacionais que disseminam o pacifismo: a Brahma Kumaris e a Arte de Viver.


A Brahma Kumaris durante esta semana (de 14 a 21) realiza o Programa “Estar com o Único” (The One initiative) e convida a todos a “ficar em quietude e poderosamente conectado à Fonte” (não importando à denominação que cada um dê a Deus, ao princípio que estimula a união e o amor entre todas as pessoas). No site da entidade (http://is.gd/qB44mO) a pessoa interessada vai encontrar toda a orientação para meditações diárias.


A coordenadora local da Brahma Kumaris, Inácia Costa, explica que no domingo  (21), às 19h, na sede em Fortaleza (R. Gonçalves Lêdo, 1438 – Centro), o programa será encerrado com meditação coletiva e palestra sobre “O amor do Único”. No mesmo momento, milhares de pessoas em 135 países estarão em sintonia pela paz na Conclusão Global do programa. “Nós já fazemos meditação pela paz mundial sempre no terceiro domingo de cada mês. Em setembro coincidiu com o Dia Internacional da Paz”, diz.

 

A programação é gratuita e aberta ao público interessado. Os integrantes da Brahma Kumaris consideram que a meditação coletiva colabora para a harmonia mesmo de quem não está no local do encontro. “Diante da velocidade das mudanças na atualidade, da instabilidade de muitas áreas do cotidiano e do sofrimento de milhões, talvez haja uma maneira de podermos ajudar”, afirmam.

PLANETA MEDITA


Na manhã do dia 21, a outra programação mundial da qual Fortaleza está no roteiro é o Planeta Medita 2014. A iniciativa é da organização Arte de Viver (The Art of Living), criada na Índia pelo pacifista e mestre espiritual Sri Sri Ravi Shankar. Em Fortaleza, será realizada em parceria com a Universidade Federal do Ceará, por meio do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes). O encontro terá início às 10h, no jardim da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica). É gratuito e aberto a qualquer pessoa interessada. Será “uma poderosa meditação global pela paz simultaneamente em mais de 100 cidades no mundo”.


A vice-diretora do Iefes e coordenadora regional da Arte de Viver, Profª Lúcia Rejane Barontini, que também coordena o evento local, diz que antes da meditação, haverá apresentação de bhajans (cantos), ioga, exercícios de respiração, poesia e danças circulares. Mesmo quem nunca meditou ou é iniciante está convidado porque a prática será guiada. O encontro objetiva reunir pessoas de diversos grupos que já praticam meditação e realizam ações pacifistas em Fortaleza.


Para participar do Planeta Medita em Fortaleza basta comparecer usando roupas leves e confortáveis e levar uma toalha, canga ou tapete de ioga. Além disso, em nível mundial, a Arte de Viver estruturou o evento de tal forma que quem não puder ir aos locais de realização poderá participar pela Internet acessando worldpeacemeditation.org.

Mais informações: Inácia Costa, Brahma Kumaris – Fortaleza – (fone: 85 3224 5390 – Email: fortaleza@br.brahmakumaris.org) / Profª Lúcia Rejane Barontini, vice-diretora do Iefes e coordenadora regional da Arte de Viver – (fone: 85 3366 9533)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here