
Com o objetivo de incentivar a aplicabilidade da Lei 10.639, que estimula o ensino da cultura afro-brasileira e africana na educação básica, grupo de capoeira arrecada livros infantis de temática africana. O Centro Cultural Capoeira Água de Beber (CECAB) promove evento, neste sábado, 18, com participantes do Projeto “Eu, Você, a Escola e a Capoeira”. A concentração acontece no Planetário do Centro Cultural Dragão do Mar.
“Queremos com isso incentivar a aplicabilidade da Lei 10.639. A capoeira é um veículo para isso. Ela vai além do exercício, pois aproxima os seus praticantes da nossa origem e da cultura negra”, afirmou Robério Batista, o Mestre Ratto.
O líder do CECAB ainda ratificou que se o número de doações de livros for superior ao número de crianças que fazem parte do projeto social, em torno de 50, estes ficarão disponíveis na biblioteca da sede de capoeira do grupo, e que, portanto, servirão para várias outras crianças.
A programação contará com a apresentação da banda de lata, orquestra de berimbaus, roda e muita brincadeira. O projeto “Eu, Você, a Escola e a Capoeira”, utiliza a arte da capoeira como instrumento social.
Sobre a Lei 10.639
Em 9 de janeiro de 2003, suscita no bojo da Educação brasileira as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino da História e da Cultura Afro-brasileira e Africana. Onde seu parecer regulamenta a alteração trazida à Lei 9394/1996 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pela Lei 10.639/2003 que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica.
Sugestões de livros
1. Menina bonita do laço de fita – Ana Maria Machado
2. Luana, A menina que viu o Brasil nenêm – Oswaldo Faustino, Arthur Garcia e Aroldo Macedo (Existem outros livros da Luana, pois é uma coleção)
3. O menino marrom – Ziraldo
4. Lendas da África – Júlio Emílio Brás
5. Terra Sonâmbula – Mia Couto
6. Meu avô, um escriba – Oscar Guelli
7. O cabelo de Lelê – Valéria Belém
8. A varanda de Frangipani – Mia Couto
9. Bia na África – Ricardo Dregher
10. Avódezanove e o segredo do soviético – Ondjaki
11. Tudo bem ser diferente – Todd Parr
12. Diversidade – Tatiana Belinky
13. Num tronco de Iroko vi a Iúna cantar – Erika Balbino
14. Amanhecer Esmeralda – Ferréz
15. A Bonequinha Preta – Alaide Lisboa de Oliveira
16. As tranças de Bintou – Sylviane Anna Diouf
17. Maria Borralheira – Silvio Romero
18. Menina Bonita do Laço de Fita – Ana Maria Machado
Serviço:
Dia das crianças do Projeto “Eu, Você, a Escola e a Capoeira”.
Dia: Sábado, Dia 18 de outubro.
Local: Planetário do Dragão do Mar.
Horário: 15h.
Mais informações: 8885. 4382
Com informações do Centro Cultural Capoeira Água de Beber