Cada vez mais comum, a integração entre pessoas e animais desenha um novo comportamento social. Dentro de um contexto onde as relações entre humanos e animais estão mais próximas, crescem as iniciativas que aplicam essa interação em medidas terapêuticas. Para especialistas, a terapia com animais, além de promover saúde física e emocional, desenvolve, ainda, práticas que torna o mundo mais humano onde crianças e adultos demonstrem empatia, compaixão e responsabilidade pelos animais, natureza e outros seres humanos.


Acreditando no método terapêutico com animais, a Prefeitura de Eusébio lançou, em janeiro de 2014, o projeto Equoterapia. O projeto é realizado através da Secretaria do Desenvolvimento Social (SDS) em parceria com o Centro Hípico e Equoterapia Chambord. A iniciativa utiliza cavalos em um trabalho interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial para habilitar ou reabilitar pessoas com comprometimentos físicos ou mentais.


Segundo o Prefeito Arimatéia Júnior, o projeto visa o atendimento de pessoas com deficiência ou necessidades especiais. “O tratamento tem por objetivo ampliar a ação cognitiva, possibilitar um maior equilíbrio, a coordenação motora e aumentar a autoestima dos praticantes”. No projeto são atendidas 15 pessoas (entre idosos, crianças com autismo ou paralisia cerebral) que foram selecionadas pela SDS.


Para coordenadora do projeto, Luciana Jardim, o projeto beneficia muitos praticantes com necessidades especiais a vislumbrarem uma melhoria na saúde.


Resultados positivos também estão sendo colhidos entre os praticantes do Centro de Equoterapia da Cavalaria da Polícia Militar, que atende, gratuitamente, cerca de 180 crianças. Vale ressaltar que a demanda pela terapia é alta. São priorizados os casos com indicação médica, porém, ainda há fila de espera. Para entrar na espera o responsável pelo praticante deve comparecer à Cavalaria e procurar a equipe multidisciplinar da Equoterapia para preencher os dados necessários.


Na terapia, são trabalhadas a parte motora, a autoestima e a interação entre os praticantes com outras pessoas. Com os portadores de paralisia cerebral, a equoterapia trabalha o equilíbrio, a postura, a força, ganho do tônus muscular, a flexibilidade e o controle de tronco e cabeça.


Já entre os portadores de autismo, a equoterapia trabalha a socialização e aceitação dos estímulos externos.

Terapia com cães    

Afetividade, autoestima e estímulo cognitivo. Esses são alguns dos benefícios que a terapia com cães, realizada na Casa de Nazaré, alcança com as idosas residentes. Segundo a assistente social da Casa, Camila Mesquita Cavalcante, o lugar acolhe idosas desamparadas familiar e socialmente.


Conforme Camila, as idosas cumprem um cronograma de atividades como aulas de informática e terapia ocupacional. Atualmente, são 42 mulheres atendidas pela associação, porém, 28 participam do grupo que faz terapia assistida por animais uma vez por semana. “Nós dizemos que os animais trazem um caminho mais curto para trabalhar tudo ao mesmo tempo. Quando elas fazem atividades apenas com a fisioterapeuta, elas percebem as limitações e reclamam de dores, por exemplo. Mas, quando elas estão na terapia com os cães, fazem tudo sem perceber dor ou reclamar. Elas se divertem, interagem com os cachorros. Aí, é possível trabalhar a coordenação motora e fazer estímulos cognitivos. Lógico que a gente trabalhar dentro da limitação de cada residente”, explica Camila.


A terapia é conduzida pela pedagoga Narriman Borges, que traz três cães adestrados de pequeno porte para as atividades que estimulam a autoestima e memória, além de estímulos físicos e alongamentos.

Saiba mais

Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais.


A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.


A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima. (Fonte: Associação Nacional de Equoterapia)

Serviço

Centro de Equoterapia da Cavalaria da Polícia Militar

Avenida Washington Soares, 7250 – Cambeba – Fortaleza


Centro Hípico e Equoterapia Chambord

Rua das Flores, 103, Eusébio


Casa de Nazaré

Rua João Piamarta, 465, Bom Futuro (A terapia com animais é voltada apenas para idosas residentes. No entanto, para ajudar a Casa, o interessado pode ligar para (85) 3494-6164 ou 3494-0874)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here