
Carnaval é folia, mas também período de solidariedade. A Rede Brasileira de Banco de Leite Humano (RedeBLH-BR), coordenada pela Fiocruz, alerta que os estoques de leite para o Carnaval estão muito baixos. Em 2015, até o dia 10 de fevereiro foram coletados apenas 7.075 litros de leite humano em todo o país, enquanto a média mensal do ano passado foi de 14.796 litros.
No Ceará, os bancos de leite do Hospital Geral Dr. César Cals, do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) e do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) estão à espera das mães que estão amamentando e têm excesso de leite para que ajudem a salvar vidas de bebês recém-nascidos. O leite doado por elas vai para os bebês internados nas unidades de terapia intensiva neonatal. Alguns são prematuros extremos, não têm força para sugar, por isso precisam do leite doado.
No Hospital Geral Dr. César Cals, há 52 recém-nascidos no centro de neonatologia. Todas precisam do leite humano. O estoque atual está baixo. Durante o carnaval, para suprir a necessidade, o ideal são 25 litros de leite. Já no Hospital Infantil Albert Sabin, cerca de 34 meninos e meninas tem baixo peso, são prematuros, pós-cirúrgicos e com dificuldades de mamarem diretamente no peito da mãe.O Hias necessita alcançar a meta de 50 doadoras. Atualmente, contam com 40 doadoras, um estoque de 30 litros para um consumo diário de 3,5 litros.
O HGF precisa de 7 litros de leite, diariamente, para atender os prematuros que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva e também nos leitos do Canguru. No período do Carnaval, são necessários 40 litros de leite para atender toda a demanda, nos cinco dias do feriado. Atualmente, no estoque tem 23 litros.
Benefícios
Na amamentação, os bebês recebem os anticorpos da mãe para proteção contra infecções, principalmente diarreia e pneumonia. O leite materno diminui ainda alergias e obesidade. Além disso, está relacionado ao desenvolvimento da inteligência do bebê. Amamentar também é importante para a saúde da mulher. O sangramento após o parto é menor, assim como os riscos de desenvolver anemia. A mulher também corre menos riscos de câncer de mama, ovário, e ainda de diabetes e infarto.
“Vale destacar que para o bebê que está internado esse leite é uma alimentação completa, já composta por nutrientes, vitaminas e minerais. Esse leite faz parte do tratamento como medicação, pois ajuda a criança a se recuperar do quadro de prematuridade. O bebê prematuro precisa do leite humano por não ter boa aceitação da fórmula. O leite materno tem fácil digestão”, afirma Iraneide Valença, enfermeira do Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Albert Sabin.
Doações
Banco de Leite do Hospital Geral Dr. César Cals
Atendimento: 24 horas por dia, todos os dias da semana
Avenida do Imperador, 545, Centro
0800 286 5678 /3101 5367
bancodeleite@hgcc.ce.gov.br
Banco de Leite do Hospital Infantil Albert Sabin
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7 às 17h
Rua Tertuliano Sales, 544-B – Vila União
0800 280 4169
blh@hias.ce.gov.br
Banco de Leite Humano do Hospital Geral de Fortaleza
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h
Endereço: Rua Ávila Goulart, 900 – Papicu
(85) 3101. 3335
Informações da Agência Fiocruz e Secretaria de Saúde do Estado