A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas), dará início ao processo de formação do 2º ciclo do projeto “Fortalecendo Famílias” com profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Direitos Humanos. A formação começa nesta terça-feira (5) e vai até sexta-feira (8).

 

O projeto faz parte do programa de prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas nas comunidades do Ministério da Saúde, em parceria do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), voltado para famílias de crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos.


A metodologia será apresentada e debatida por duas multiplicadoras do Ministério da Saúde, das 8h às 17h, na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) – Assembleia Legislativa – Anexo 2, 3ª andar, sala C.

VÍNCULOS FAMILIARES


O “Fortalecendo Famílias” é um programa de prevenção voltado para famílias de crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos. Os principais objetivos são: criar um espaço de reflexão no qual pais/responsáveis e filhos possam construir e desenvolver maneiras eficazes de comunicação e relacionamento, visando bem-estar e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários através do desenvolvimento de habilidades sociais.

 

Entre os principais resultados do projeto, citados pela Prefeitura de Fortaleza estão a redução da agressividade e de comportamento de isolamento social; melhora da interação entre pais e filhos; redução do uso e abuso de substâncias psicoativas; e melhora no rendimento acadêmico.


Em 2014, 35 educadores de seis unidades dos CRAS e do programa Ponte de Encontro da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH) foram capacitados e participaram do projeto piloto. Os Centros participantes foram Antônio Bezerra, Canindezinho, Pirambu, Conj. Palmeiras, Lagamar e Vila União. No total, 35 famílias foram contempladas com a aplicação do programa que tem como objetivo principal fortalecer os vínculos familiares para reduzir os conflitos e prevenir o uso de drogas. Esses mesmos profissionais terão um reforço da formação nesta terça-feira. Este ano, o CRAS Mucuripe também irá aplicar o projeto.

Com informações da assessoria de Comunicação da Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas. Contato: 85 8970 2057

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here