Terminam no próximo dia 10, as inscrições de curtas-metragens da Mostra Competitiva do  5º Festival de Cinema Transcendental. Realizado pela Associação Estação da Luz e sob coordenação geral do produtor audiovisual Lucas de Pádua, a edição 2015 ocorrerá de 20 a 23 de maio em Brasília (DF), no Cine Brasília. O evento, que também exibe longas-metragens, é destaque nacional por apresentar filmes com mensagens positivas, enfocando a paz e a união, independente de credos. Além disso, possui um aspecto solidário: o ingresso é fornecido ao espectador mediante a doação de 2kg de alimento não perecível para entidades beneficentes.


Para a pré-seleção da Mostra Competitiva de Curta Metragem podem inscrever-se realizadores nascidos no Brasil, naturalizados ou residentes no País há mais de dois anos, em situação legal. Cada diretor poderá concorrer com até três vídeos. De acordo com o regulamento, são aceitos curtas finalizados a qualquer data, com até 25min de duração, nas categorias Ficção e Documentário e, realizados nos formatos digital ou 35mm, exigindo-se, de cada realizador, cópia em DVD que será enviada à coordenação do evento.

 

Os vídeos e dados de iIdentificação deverão ser enviados até o dia 10 de maio  (data de postagem) para o seguinte endereço: Lar dos Velhinhos Maria Madalena – Aos cuidados de Claiton de Freitas (diretoria) –  SMPW, Quadra 03 AE 1 e 2 Park Way – Cep: 71.735-090, Brasília – DF. O regulamento e a ficha de inscrição podem ser acessados no site www.cinematranscendental.com.br.

PROGRAMAÇÃO


A Comissão Organizadora do Festival confirma a exibição de cinco longas-metragens: Frei Galvão, o Arquiteto da Luz (documentário, 2013, 70 min.), roteiro e direção de Malcolm Forest; Data Limite Segundo Chico Xavier (documentário, 2014, 63 min.), direção de Rebeca Casagrande, Juliano Pozati e Fábio Medeiros; Happy, the movie (documentário, 2011, USA, 73 min.), escrito e dirigido por Roko Belice; Nos passos do Mestre (documentário, 2014), dirigido por André Marouço; e O Povo Dourado Somos Todos Nós (documentário, 1h03), dirigido por Cecilia Engels, Daniela Parente e Felipe Kurc.


Quanto à programação de curtas, o público terá de esperar a pré-seleção a ser feita pela comissão. Após as exibições dos curtas, os espectadores poderão votar e apontar seus preferidos. Os premiados da Mostra Competitiva, escolhidos pelo Júri Oficial e Júri Popular, receberão o Troféu Luz em solenidade no dia 23 de maio. As produções concorrem nas seguintes categorias: Melhor Curta do Festival, Melhor Direção e  Melhor Roteiro.


O coordenador geral do Festival, Lucas de Pádua, afirma que o Festival foi criado para “se contrapor à temática pesada e muitas vezes negativa do cinema tradicional”, tanto é assim que as produções procuram levar ao público “mensagens positivas, valores éticos, espiritualidade, metafísica, paranormalidade”, diz.


Ele lembra que, no início, pessoas de alguns segmentos não entendiam bem a proposta do Festival, associando o termo “transcendental” apenas ao Espiritismo. Mas esclarece que, embora a programação contemple filmes de natureza espírita, a intenção do evento é apresentar produções com mensagens positivas “independente se é de religião X ou Y ou se nem é de religião”. Hoje, segundo ele, isso mudou, aos poucos o Festival foi conquistado crítica e público e nesses cinco anos de existência, mesmo com desafios, o evento está consolidado no calendário cultural do Distrito Federal.

 

Mais informações: Claiton de Freitas, produtor do Festival em Brasília – (fone: 61 8288 2725) – www.cinematranscendental.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here