
A exposição “A Magia de Miró” segue em cartaz Caixa Cultural de Fortaleza até 21 de junho. A mostra reúne 69 desenhos e gravuras do espanhol Joan Miró (1893-1983), considerado um dos maiores ícones da Arte Moderna. O público também vai poder apreciar 23 fotografias do pintor, feitas em seu ateliê por Alfredo Melgar, curador da Mostra itinerante.
Os trabalhos expostos são do período entre 1962 e 1983, permitindo ao público conhecer de perto o processo criativo de Miró, que pintou e desenhou sobre qualquer superfície que permitisse exibir sua criatividade e conhecimento. O resultado, destacam os organizadores, é o traço colorido e inconfundível do gênio e ícone do surrealismo, que buscava a máxima intensidade com o mínimo de esforço e, assim, explicava a presença relevante dos espaços vazios em suas telas.
Alguns dos desenhos expostos são esboços ou notas, peças únicas, muitas delas realizadas em papel, com desenhos em várias superfícies, como lixa e papelão, feitos com lápis e giz de cera ao longo dos últimos cinco anos de sua vida. Nas fotografias feitas por Alfredo Melgar, conde de Villamonte e fotógrafo em Paris, Miró aparece em diversos momentos de criação e de descontração em seu ateliê, revelando um plano mais íntimo e pessoal do catalão.
Saiba mais:
Joan Miró nasceu em Barcelona, em abril de 1893, é um dos mais renomados

A Caixa Cultural Fortaleza fica na Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema. A mostra está montada nas galerias 1 e 2, no 2º andar, podendo ser visitada de terça-feira a sábado, das 10h às 20h e aos domingos das 10h às 19h. A entrada é gratuita.
Com informações da Caixa Cultura. Contato: 85 3453 2770