A XII Jornada do Núcleo de Psiquiatria do Estado do Ceará, aberta nessa quinta-feira (25),  prossegue até sábado (27), no Hotel Oásis Atlântico (Avenida Beira-Mar, 2500 – Meireles), em Fortaleza. Questões ligadas à saúde física e mental serão tratadas de forma contextualizadas com os aspectos sociais e políticos. O programa abrange discussões sobre dependência química e outras compulsões, transtornos de ansiedade e pânico ligados à violência das cidades, bem como corrupção e crise social, incluindo a crise na saúde.


 


Na mensagem para os profissionais da área da saúde mental, estudantes universitários e usuários de serviços, o presidente do Núcleo comenta que a jornada “vem abordando temas palpitantes tais como a crise na saúde mental em nosso País, onde os CAPS funcionam precariamente e não existem leitos psiquiátricos suficientes. Da mesma forma, abordamos a violência nas grandes cidades, e o narcotráfico que provocam transtornos na saúde de milhares de cidadãos em nosso país”, diz.


 


A conferência de abertura, na quinta-feira, 20h, é sobre “Psiquiatria: entre o biológico, as neurociências e o conflito social”. Para a sexta-feira (26), às 8h, está programada a mesa-redonda sobre  transtornos ansiedade, de pânico, de estresse pós-traumático. Às 10h, a mesa-redonda vai tratar da crise na saúde mental no Brasil.


 


Ainda nesta sexta, às 14h, as discussões vão enfocar a dependência química e outras compulsões, incluindo os questionamentos acerca da proposta descriminalizar a maconha, os limites entre o uso recreativo e patológico de jogos eletrônicos e redes sociais, entre outros temas afins. A programação do dia será com uma mesa-redonda, a partir das 16h20, com temas como esquizofrenia e autismo. 


 


No sábado (27), a partir das 8h, os especialistas irão tratar dos transtornos depressivos – diagnóstico e tratamento. Às 10h, a mesa-redonda de encerramento terá como tema “Corrupção e Crise social”, envolvendo questionamentos acerta do transtorno de personalidade e corrupção e combate à corrupção e conflitos sociais.


 


Acesse a programação completa no site Núcleo de Psiquiatria do Estado do Ceará 


 


Para inscrições e outras informações, entre em contato pelos telefones 85 3224 5330 e 8884 0462 www.nupecabp.com.br


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here