O Presidente da Agência da Boa Notícia, jornalista e professor Francisco Souto Paulino (foto), e a Diretora de Comunicação da entidade, jornalista Ângela Marinho, participam nesta quarta-feira (24), às 14h30, na Assembléia Legislativa do Ceará (Av. Desembargador Moreira, 2807, Dionísio Torres) de audiência pública para debater o tema  “Violência como pauta nos meios de comunicação brasileiro e suas influências sobre a sociedade”.


 


A audiência pública foi proposta pela Agência da Boa Notícia, Associação Estação da Luz e Movimento em Favor da Vida (Movida) e o requerimento foi encaminhado à diretoria da AL pelo mandato do deputado estadual Capitão Wagner.


 


“Há quem defenda a tese de que a mídia pode influenciar com o aumento da violência e a forma como ela é encarada pela sociedade. Como também existem aqueles que afirmam que os veículos de comunicação apenas noticiam a realidade, fazendo um papel de utilidade pública e transparência social, por isso decidimos promover esse momento de debate. Queremos uma discussão saudável para um assunto que também merece nossa atenção”, explica Capitão Wagner.


 


Entre as questões a serem propostas pela ABN estão uma avaliação da cobertura da mídia dos casos de (in)segurança pública;  como a enxurrada de imagens e dados sobre violência vêm influenciando os cidadãos (adultos e crianças) em nossa sociedade; que consequências advêm desse tipo de cobertura; Que postura deve ter o jornalista se a empresa onde trabalha tem o ‘jornalismo com sangue’ como norma editorial baseada na ideia de que ‘dá ibope’? A ABN está entre as entidades que irão apresentar propostas para  mudar o quadro da “violência como pauta”.


 


A ANDI-Comunicação e Direitos e o Intervozes elaboraram uma cartilha sobre a questão da violência nos meios de comunicação. A publicação será apresentada na audiência pela jornalista Helena Martins. Além dessas duas entidades, foram convidados para participar da audiência: Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, Arquidiocese de Fortaleza, Videira Fortaleza, Face  de Cristo, Pastoral da Criança, Coordenação da Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Fortaleza, Pastoral da Família, Igreja Batista Central, Federação Espírita do Estado do Ceará, Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza, Fundação Beto Studart, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Associação Peter Pan, Centro de Referência sobre Drogas do Governo do Estado do Ceará, Associação Cearense de Imprensa (ACI), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Nordeste, Centro Integrado de Referência sobre Drogas, Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa, Secretaria de Segurança do Estado, Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (Nucepec) e o projeto Jovens Agentes da Paz,


 


Fontes: Agência da Boa Notícia – (fone: 84 3224 5509) / Mandato do Capitão Wagner – (fone: 85 3277 2500) 


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here