A data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher fortalece uma luta histórica, de conquistas, de representação de força e sensibilidade. Para marcar a data, diversas homenagens e atividades reforçam o protagonismo feminino. O Governo do Estado, além de preparar uma série de matérias sobre mulheres inspiradoras, também promove ações, cursos e prestação de serviço gratuito para o público feminino. O voluntariado nunca sai de pauta, por isso, integrantes da Igreja Batista Central (IBC) levarão mil lenços e rosas para as pacientes em tratamento no Instituto do Câncer do Ceará (ICC).

 

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher (Cepam), do Gabinete do Governador, realizam uma grande mobilização e prestação de serviços na Praça do Ferreira, a partir das 6 horas, nesta terça-feira (8).

 

Na programação da Praça, a Cepam e a STDS ofertarão serviços de saúde e de emissão de documentos, Feira de Economia Solidária, além de atividades de ginástica, zumba e capoeira. Haverá também sessão especial de cinema no Cineteatro São Luiz, apresentações musicais e teatrais, e a alegria do maracatu e dos blocos Adeus Amélia e Damas Cortejam.

 

Em paralelo, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/CE) realiza, no dia 8, programação em sua sede, no Centro de Fortaleza. Do mesmo modo, o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) realiza atividades especiais, de 7 a 11 de março, nas unidades de Fortaleza (Centro) e Maracanaú.

Visibilidade

A Coordenadoria de Políticas para Mulheres da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH), em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas públicas para Mulheres do Governo do Estado do Ceará, CRASs, Centro de Referência da Mulher (CRM) e Banco do Nordeste, realiza, nesta terça-feira (8), programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, das 7 às 22 horas, na Praça do Ferreira. A atividade é uma oportunidade de dar maior visibilidade à pauta de luta das mulheres por igualdade de direitos e autonomia no mercado de trabalho, superação do machismo e violência contra a mulher.

Durante o mês de março acontecerão sete oficinas, exposição sobre os 10 anos de história do CRM e um ato político em alusão a data.


Saúde

Nesta terça-feira (8), a Secretaria da Saúde do Estado vai à Praça do Ferreira para orientar as mulheres sobre a prevenção da Aids e realizar o diagnóstico precoce de infecção pelo HIV. Com apoio da Secretaria de Saúde de Fortaleza Rede de Pessoas Vivendo com HIV (RNP+/CE), Cidadãs Positivas, Unifor e Faculdade Maurício de Nacional, equipes multiprofissionais realizarão das 8h30min às 15h30min a campanha de mobilização Fique Sabendo, com distribuição de material educativo e de insumos de prevenção, além da realização de teste para HIV somente para mulheres. Na quarta-feira (9), nos mesmos horário e local, a campanha continua, dessa vez para atender a todos os interessados em fazer o teste rápido.


O teste do fluido oral é um teste rápido que detecta anticorpos contra o HIV na saliva da pessoa. O exame fornece o resultado, que pode ser analisado em até 30 minutos, e pode ser executado em qualquer local. Caso este teste seja reagente (positivo), deve ser confirmado com um teste rápido, realizado em amostras de sangue, após punção digital. Resultados reagentes são evidências de exposição ao HIV-1 ou HIV-2 e podem ser usados como suporte ao diagnóstico clínico. As pessoas com resultados reagentes ao HIV serão orientadas e encaminhadas para acompanhamento em uma das unidades de saúde que compõem a rede de serviços de HIV no Ceará.

Voluntariado

Nesta terça-feira (8), as pacientes em tratamento do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) receberão mil lenços e rosas doados pelos voluntários da Igreja Batista Central de Fortaleza, IBC Fortaleza. Segundo a organização, a ação é uma parceria entre a direção do ICC e os voluntários, a fim de levar amor e esperança para centenas de mulheres que lutam diariamente contra o câncer.

 

Em apenas vinte dias, cerca de 50 voluntários realizaram uma verdadeira força tarefa nas redes sociais para conseguirem alcançar a meta de mil rosas, mil lenços e também bíblias. A ação se estenderá às casas de apoio Vida e Corina Parente, onde mulheres receberão rosas e bíblias.

 
Vencendo preconceitos

Piedade Aguiar (foto) trabalha como bombeiro civil no Shopping Parangaba, uma profissão majoritariamente masculina. Segundo ela, os desafios da profissão continuam sendo o preconceito da sociedade sobre a capacidade de uma mulher exercendo cargos majoritariamente masculinos. Piedade afirma que muitos ainda têm a falsa impressão de que a profissão é para homens, pelo fato de eles serem mais fortes. Contudo, acredita que as mulheres se dedicam mais e trabalham com mais vontade, o que faz a diferença no dia a dia.

 

Na profissão há dois anos, sua primeira oportunidade de trabalho foi no shopping. “Sinto o respeito que se tem por mim aqui, desde os meus superiores até os meus colegas de trabalho. Desde o início eles confiaram em mim e nas minhas habilidades, mesmo eu sendo assim, pequenininha”, afirma.

 

Outra facilidade que teve foi o apoio da família, segundo Piedade: “Muitas vezes eu sinto que eles têm orgulho de mim, por conta dos meus conhecimentos e por ser a primeira da família a ter uma profissão diferente, além disso, minha carga horária de trabalho facilita que eu tenha tempo para cuidar do meu filho. O mais interessante dessa profissão é o respeito que sentimos dos outros. Uma vez atendemos uma senhora que se machucou e quando ela chegou ao hospital o médico disse que os primeiros socorros foram muito bem executados, pois se não tivesse sido assim ela teria que fazer uma cirurgia no braço. Depois disso, ela voltou ao shopping apenas para nos agradecer. Sentir essa gratidão é fantástico”, avalia Piedade.

 
Amor pela arte

A Coordenadoria de Imprensa do Governo Estado iniciou uma série sobre mulheres inspiradoras, que ajudaram a transformar a realidade de suas casas, no seu bairro, ou de sua cidade. Selma Santiago, diretora do Theatro José de Alencar, é uma das primeiras personagens da série e revela sua trajetória de amor pela arte. Com orgulho, ela diz que faz arte e, quando não, sente a arte, transcendendo o espírito e fazendo viajar na sua sublimação.

 

Essa é Selma Santiago que, guardando na memória momentos de afeto e criatividade no Theatro José de Alencar, assumiu a responsabilidade de coordenar a importante casa de espetáculos em 2015, justamente o ano em que o equipamento do Estado completou 105 anos. Mestre em Gestão Cultural pela Universidade de Barcelona, na Espanha, a afinidade com o universo artístico vem desde os tempos de colégio.

 

Transgredir, expressar-se através da arte tem sido uma rotina na vida de Selma. A inquietude crítica e o desejo de transformação caminham juntos com o seu trabalho. “O que nos torna humanos, senão a nossa capacidade de amar, de se expressar e de criar? A arte vem exatamente como uma das mais perfeitas formas de criação, expressão e amor. Podemos viver sem algumas das consideradas necessidades humanas básicas, mas sem arte, nada faz sentido, seremos meras máquinas reprodutivas. Adoro quando uma mãe pergunta nordestinamente se o filho está ‘fazendo arte’. Por que, além de dizer o que sentimos através da nossa capacidade criativa, a arte também revela o que pensamos do mundo, quando transgredimos as convenções e vamos além”, conta.

 

Selma honra o seu papel na sociedade de mulher forte, influenciando as pessoas com quem convive. Segundo ela, a sensibilidade do sexo feminino é essencial para fazer a diferença. “O papel da mulher em todos os segmentos da vida pública é fundamental, pois nós mulheres sentimos antes de agir, pensamos com o coração antes da razão, o que nos torna gestoras mais harmoniosas de tantos conflitos que um cargo público enfrenta. Por nossa condição natural da maternidade, temos um dom que nos dá a capacidade de compreender os tempos para que os nascimentos possam acontecer, a habilidade de pressentir o que está ao nosso redor e a leveza no tratamento para com o nosso futuro. Sei que muito já se conquistou em nosso meio predominantemente machista, mas muito ainda há que ser feito. As mulheres ainda haverão de demonstrar ao mundo o quão humano pode ser o seu poder. E sem perder a ternura, jamais!”, disse (parafraseando Che Guevara).


Com informações da Sesa, SMS, Governo do Estado, IBC e Shopping Parangaba

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here