O Ministério Público do Trabalho do Ceará (MPT-CE) promove debate acerca do combate ao trabalho infantil. O evento busca discutir os danos imediatos que esse tipo de prática pode trazer a uma criança ou adolescente. Pode vir a comprometer a saúde física e mental, prejudicar o rendimento escolar e no ingresso ao mercado de trabalho formal, dentre outros malefícios.
Com o objetivo de definir um plano estratégico para erradicar, até 2020, os casos de exploração de crianças e adolescentes no Estado, o Ministério Público do Trabalho realiza, nos dias 6 e 7 em Fortaleza, a Conferência Estadual sobre Trabalho Infantil do Ceará. Cerca de 500 representantes de mais de 100 municípios devem participar do encontro na Assembleia Legislativa, entre educadores, assistentes sociais, profissionais da saúde,conselheiros, representantes de secretarias municipais (SME, SETRA, SMS, SDH, Funci etc.),pais e estudantes da rede pública de ensino.
O evento tem a presença do Procurador do Trabalho Dr Antônio de Oliveira Lima, referência na luta contra o trabalho infantil. O MPT-CE busca sensibilizar e ter a mídia, como formadora de opinião, uma aliada para desconstruir a legitimidade dada a essa prática.
Saiba mais
Na semana que antecede o Dia Mundial do Trabalho Infantil também irá acontecer uma caminhada com as crianças. Uma forma de sinalizar a importância do tema no Ceará. A ação está programada para a próxima sexta-feira (10), na Avenida Beira Mar, a partir das 8 horas.
Com informações da Assessoria de Comunicação do MPT-CE