
A 23ª edição da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental foi lançada na noite da última quarta-feira (3), em Fortaleza, durante encontro reservado à imprensa, parceiros e representantes da cena cultural cearense. O evento, realizado no restaurante Pasto e Pizza, no bairro Varjota, apresentou os detalhes da programação deste ano, marcada por ações inclusivas, itinerância pelo interior e apresentações na capital.

Criada em 2003, a Mostra consolidou-se como um projeto que une produção cultural e impacto social. Desde a primeira edição, já foram 126 espetáculos encenados para mais de 430 mil pessoas em 47 municípios cearenses. O evento também se destaca pelo viés solidário: em 22 anos, arrecadou e distribuiu 183 toneladas de alimentos a instituições sociais.

Programação 2025
A edição de 2025 terá início em 16 de setembro com o Teatro Transcendental Inclusivo, que levará apresentações a comunidades indígenas, quilombolas, unidades prisionais e territórios em situação de vulnerabilidade social. Também estão previstas sessões voltadas a pessoas com deficiência, crianças de escolas públicas, idosos e moradores de municípios de pequeno porte. Entre os espetáculos confirmados estão A Turminha da Coleta (Companhia Teatro Novo – CE), A Grande Aula (Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes – CE), Cicatrizes (Acervo Mokambo – CE), A Astronauta Mara: A Aventura no Mundo das Bocas e das Mãos (Companhia Flutuante – CE) e A Última Roubada (Companhia Teatral Marróia – CE).
De 20 de setembro a 1º de outubro, o Transcendental Itinerante percorrerá dez cidades do interior cearense: Tabuleiro do Norte, Limoeiro do Norte, Alto Santo, Jaguaretama, Solonópole, Pentecoste, Aracati, Quixeramobim, Quixadá e Banabuiú.
A Mostra será concluída entre os dias 2 e 5 de outubro, no Teatro RioMar Fortaleza, com espetáculos abertos ao público mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis. O palco reunirá grupos do Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo, com apresentações como Um Conto no Sertão Encantado – Releitura de Cinderela (Estação da Luz – CE), Ânima (SP), A Última Roubada (Companhia Teatral Marróia – CE), OZ (Grupo Alumiar Cenas e Cirandas – CE), Memórias de Chico Xavier (Jana Produções Artísticas e Direção Cênicas – SP) e Sorria, Você está no Além (Companhia do Além – RJ).
Todo o volume de alimentos arrecadados durante o evento será destinado a instituições como Instituto da Natureza, Casa Espírita Semeadores da Luz (CESLUZ), Associação Circolar Sr. Juarez, Creche Jeanne, Grupo Espírita Assistencial Francisco de Assis (GEAFA) e Posto Sócio Assistencial Santa Rosa de Viterbo.
Realizada pela Associação Estação da Luz, a Mostra tem como propósito ampliar o acesso ao teatro e mobilizar a sociedade em torno de práticas de solidariedade.
🔗 Mais informações: www.teatrotranscendental.com




