Chegando à nona edição, o Prêmio Gandhi de Comunicação, promovido pela Agência da Boa Notícia (ABN) concederá R$ 6 mil como prêmio para o melhor trabalho de radiojornalimo sobre cultura de paz no Ceará.
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O instantâneo não foi uma descoberta da internet. A velocidade na entrega da informação chegou muito antes, com as ondas do rádio. O radiojornalismo criou uma nova dinâmica na comunicação. Considerando o contexto histórico do País, com muitos analfabetos, a informação ficava concentrada nas mãos de poucos. O rádio democratizou esse acesso, aproximando os ouvintes da notícia, sem distinção. Com o tempo, a técnica foi aperfeiçoada e, antes o que era só lido do impresso, passou a ser criado também, nascendo grandes reportagens.
Chegando à nona edição, o Prêmio Gandhi de Comunicação, promovido pela Agência da Boa Notícia (ABN) concederá R$ 6 mil como prêmio para o melhor trabalho de radiojornalimo sobre cultura de paz no Ceará. O objetivo do prêmio, com essa categoria, é reconhecer a força do radiojornalismo na divulgação de ações indutoras do desenvolvimento humano como instrumento da harmonia social no Estado.
Os trabalhos devem ter sido veiculados no período de 2 de julho de 2015 a 1º de julho de 2016. Além do prêmio em dinheiro, o vencedor da categoria receberá o troféu Gandhi. As inscrições estão abertas e seguem até 30 de setembro de 2016. Os vencedores serão revelados no dia 09 de novembro, no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).
Inscrição
A inscrição será feita mediante entrega de cinco exemplares originais da reportagem em CD, com suas respectivas transcrições impressas, também em cinco vias. O trabalho deve ser acompanhado de uma declaração do diretor de jornalismo responsável, confirmando os nomes dos componentes da equipe.
Saiba mais
Conheça os vencedores da categoria Radiojornalismo das edições anteriores:
Edição 2008
Autor: Eriberto Vieira Sales
Matéria: Ações e Propostas para uma Cultura de Paz e Harmonia do Ser.
Veículo: Rádio FM Universitária
Edição 2009
Autor: Eriberto Vieira Sales
Matéria: A Força Solidária da Paz.
Veículo: Rádio FM Universitária
Edição 2010
Autor: Eriberto Vieira Sales
Matéria: “Paz e proteção à infância”.
Veículo: Rádio FM Universitária
Edição 2011
Autor (a): Maria Liduína Saraiva Moreira
Matéria: Cultura de Paz no Futebol – Série de Reportagens
Veículo: Rádio FM Jangadeiro
Edição 2012
Autor (a): Maria Liduína Saraiva Moreira
Matéria: Sustentabilidade: Série de reportagens sobre Construção Civil, Agricultura e Infraestrutura.
Veículo: Rádio FM Jangadeiro
Edição 2013
Autor (a): Diego Soares de Oliveira, Lyana Maria França da Costa Ribeiro
Matéria: Programa Especial – Maioridade Penal
Veículo: Rádio Verdes Mares
Edição 2014
Autor (a): Maria Fátima Alves de Abreu
Matéria: O Direito de ser criança.
Veículo: Rádio Assembleia
Equipe: Tarciana de Queiroz Mendes Campos, Rinald William de Sousa Ribeiro (Ronaldo César), José Ronildo Lins do Carmo e Nabucodonosor Carneiro de Queiroz.
Edição 2015
Autora: Maria Fátima Alves de Abreu
Matéria: Para cultivar margaridas
Veículo: Rádio Assembléia
Equipe: Tarciana de Queiroz Mendes Campos – Jornalista
Rinald William de Sousa Ribeiro (Ronaldo César) – Radialista
José Ronildo Lins do Carmo – Operador de Áudio
Nabucodonosor Carneiro de Queiroz – Operador de Áudio
Sobre o prêmio
Criado com a intenção de reconhecer os trabalhos de profissionais e estudantes de Jornalismo e Publicidade que colaboram para a Cultura de Paz, o Prêmio Gandhi de Comunicação é um concurso reconhecido no Estado do Ceará. Em 2015, contou com 72 inscrições, sendo 59 de profissionais e 13 de estudantes.
Em 2016, o prêmio distribuirá um total de R$ 48 mil, cabendo R$ 6 mil para os vencedores das seis categorias profissionais, R$ 3 mil para os ganhadores nas três categorias estudantis e R$ 3 mil para o melhor trabalho de produção de conteúdo on line.
Os vencedores dessa edição serão revelados em novembro, durante a realização do fórum anual da Agência da Boa Notícia, no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). A data será informada posteriormente.
Categorias
Profissionais: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo, Publicidade e Propaganda (peça ou campanha publicitária), Jornalismo on line.
Estudantes: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade & Propaganda), já defendido e aprovado por banca da IES, relativo aos períodos letivos de 2015.2 a 2016.1; Reportagem de mídia impressa produzida por aluno de Jornalismo e divulgada em jornais ou revistas-laboratório, de circulação no âmbito das IESs; ou de mídia eletrônica (rádio, TV ou internet) produzida por aluno de Jornalismo e divulgada em veículos-laboratório, exibida no âmbito das IESs; e Peça ou campanha produzida por aluno de Publicidade & Propaganda, divulgada no âmbito das IESs.
Produtor de conteúdo on line: blogs, portais, sítios, videologs e youtubers.
Cada participante poderá concorrer com até três trabalhos, que deverão ser inéditos; exceto o Trabalho de Conclusão do Curso que terá inscrição única.
Confira aqui o regulamento completo.
Baixe aqui a ficha de inscrição.
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