O Prêmio Gandhi de Comunicação, que em 2023 chega a sua 16ª edição, teve recorde de inscritos e alcançou a marca de 210 trabalhos ao todo, com a participação de 64 veículos de comunicação e assessorias de imprensa de órgãos governamentais do Ceará e de outras várias partes do Brasil. O resultado representa um aumento de 22% no número de trabalhos recebidos em comparação ao ano passado.
Os números foram divulgados nesta sexta-feira, 9, pela Agência da Boa notícia, Organização não Governamental (ONG) idealizadora do Prêmio, após uma análise criteriosa para avaliar se todos os trabalhos estavam de acordo com o regulamento (ver relação dos trabalhos inscritos por categoria na tabela abaixo).
O Prêmio, que teve sua primeira edição em 2008, incentiva a produção de conteúdo jornalístico e publicitário em abordagens de temáticas relacionadas à Cultura de Paz, a partir de ações indutoras do desenvolvimento humano como instrumento da harmonia social, em diferentes plataformas e veículos de comunicação, tais como jornal, revista, rádio, televisão, sites e mídias sociais.
Para os profissionais, o prêmio contempla as categorias Jornalismo Impresso / Jornalismo Digital; Telejornalismo; Radiojornalismo; Fotojornalismo e Comunicação Interna, e para os estudantes, são as seguintes categorias: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para estudantes de Jornalismo; trabalho de mídia impressa e trabalho de mídia eletrônica para estudantes de Jornalismo e Publicidade. Já a categoria de Conteúdo Online premia trabalhos de não profissionais de Jornalismo, sendo a única que aceita inscrições de outros estados.
Com essa iniciativa, a Agência da Boa Notícia reafirma sua proposta de estimular o fortalecimento da Cultura de Paz por meio da comunicação. possibilitando que mensagens positivas, empáticas e edificantes possam alcançar o maior número de pessoas possível, por meio de múltiplos formatos e linguagens.
O prêmio representa, ainda, uma oportunidade de reconhecer e valorizar o papel essencial que a mídia e os profissionais de comunicação desempenham na construção de uma sociedade mais pacífica e solidária, conforme destaca a jornalista Angela Marinho, coordenadora do Prêmio Gandhi de Comunicação. “O novo recorde de inscritos só nos estimula a dar continuidade a esse trabalho que se consolida a cada ano. As produções que chegam mostram as mudanças pelas quais o Jornalismo passa, democratizando-se junto com as novas possibilidades de fazer comunicação. A partir dessa dinâmica, vamos nos aperfeiçoando e crescendo juntos”, comemora Angela.
A PREMIAÇÃO
Os vencedores serão anunciados no dia 13 de dezembro, no auditório da Uni7, em cerimônia especial para premiação dos profissionais e estudantes que mais se destacaram por seus trabalhos e contribuição à Cultura de Paz. Cada categoria terá resultado classificatório dos três primeiros lugares, mas apenas a equipe ou profissional vencedor(a) receberá o valor em dinheiro e o troféu que representa Mahatma Gandhi, inspirador do prêmio, de acordo com a distribuição abaixo.
Categoria Profissional Jornalismo Impresso/ Jornalismo Digital: R$ 4.000,00 para a equipe vencedora e certificados individuais para cada integrante;
Categoria Profissional Telejornalismo: R$ 4.000,00 para a equipe vencedora e certificados individuais para cada integrante;
Categoria Profissional Radiojornalismo: R$ 4.000,00 para a equipe vencedora e certificados individuais para cada integrante;
Categoria Profissional Fotojornalismo: R$ 4.000,00 para o(a) autor(a) do ensaio ou reportagem e certificado;
Comunicação Interna: R$4.000,00 para o autor do trabalho e certificado;
Produtor de conteúdo on-line: R$4.000,00 para o autor da reportagem e certificado;
Categoria Estudante – Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Comunicação Social (Jornalismo ou Publicidade & Propaganda): R$ 2.000,00 e certificado para o autor e menção honrosa para o professor orientador do trabalho vencedor.
Categoria Estudante – Reportagem de mídia impressa produzida por aluno de Jornalismo: R$ 2.000,00 para o(a) autor(a) do trabalho vencedor;
Categoria Estudante – Mídia eletrônica (rádio, TV, fotografia, internet ou publicidade) produzida por aluno de jornalismo ou publicidade: R$ 2.000,00 para o(a) autor(a) do trabalho vencedor.