O Programa Gratuito de Qualificação Acessível Profissional inscreve alunos até dia 15 de novembro. Ao todo são mil vagas gratuitas em vinte cursos online.

O Instituto Desenvolvimento Estratégia e Conhecimento – IDESCO, instituição de Ciência e Tecnologia criada em Fortaleza em 2003, é um dos parceiros do Lead, Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Dell em projetos de tecnologia assistiva. Um dos resultados dessa ação entre o Lead (Dell), Idesco, Uece e Secretaria da Saúde são cursos ofertados pelo Programa Gratuito de Qualificação Acessível Profissional. Por meio da plataforma DAL (Dell Accessible Learning), são ofertados cursos a distância com as adaptações necessárias ao aprendizado de alunos com diversos tipos de deficiência.

Nos cursos de idiomas e de tecnologia (Machine Learning, Programação, Visualização de Dados, entre outros) os vídeos e imagens são publicados com audiodescrição. O teclado virtual permite que estudantes com paralisia motora também utilizem a plataforma. Há também outros recursos como: alertas sonoros, comando de voz, teclado virtual, redimensionamento de fonte, alto contraste. Para as pessoas com deficiência auditiva e surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a plataforma virtual dispõe de acompanhamento de intérpretes de Libras.

O programa já ofertou cerca de 1.000 vagas e está em período de formação de novas turmas até 15 de novembro. As seleções ocorrem periodicamente e são abertas para residentes do Estado do Ceará. Têm prioridade na ocupação das vagas  pessoas com deficiência (cadastradas no Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará), familiares de pessoas com deficiência e/ou cadastradas no Programa Mais Infância Ceará e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

PA formação prevê horários de estudo flexíveis e acompanhamento por tutores a distância (para turmas que possuem pessoas com deficiência). Cada trilha é composta por 2 (dois) cursos, que são ofertados de maneira sequencial.

Serviço
Conheça os cursos gratuitos para pessoas com deficiência em  http://leadfortaleza.com.br/dal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here