
Como é que a comunicação se torna objeto de questionamento e de estudo? É esta pergunta que o autor, Adriano Duarte Rodrigues, pretende responder. Mas para responder alguns desses pontos, Rodrigues vai dar conta das diferentes maneiras de encarar a comunicação, de a definir e compreender, de delimitar o seu âmbito e de equaciona as questões que as diferentes maneiras de a abordar colocam.
Neste domínio, como nos outros domínios das ciências humanas, não existe uma maneira consensual de responder a essas questões e de atingir estes objetivos. A tarefa é ainda mais complicada porque os conhecimentos que se podem obter a partir de cada uma das perspectivas adotadas nem sempre são convergentes e raramente permitem, por isso, que os conhecimentos obtidos se tornem cumulativos.
Dividido em três partes, a obra discute a “Experiência e Comunicação”; as “Etapas da Constituição do Paradigma Comunicacional” e os “Contributos para a Constituição do Paradigma Comunicacional”.
O Paradigma Comunicacional. Histórias e Teorias
Autor: Adriano Duarte Rodrigues
Páginas: 286
Editora: Fundação Calouste Gulbenkian