Em sua quarta edição, o Festival Fortaleza Instrumental dedica-se aos instrumentistas que desenvolvem trabalhos com instrumentos de percussão  e reúne nomes de referência do gênero


 



Foto: Divulgação / Assessoria


 


O festival que movimenta a cena da música instrumental de Fortaleza está de volta! Acontece nos dias 28 e 29 de julho, no Sesc Iracema, com vasta programação gratuita que inclui shows, seminários e oficinas.


 


Em sua quarta edição, o Festival Fortaleza Instrumental, seguindo sua essência de sempre priorizar um timbre musical, dedica-se aos instrumentistas que desenvolvem trabalhos com instrumentos de percussão (a primeira edição foi dedicada às cordas, a segunda aos tecladistas, e a terceira aos instrumentos de sopro) e reúne nomes de referência do gênero, proporcionando intercâmbio com instrumentistas de vários estados do país.


 


“Nada mais oportuno, pois a prática musical percussiva tem crescido muito em Fortaleza”, explica o idealizador e coordenador geral da mostra, Pingo de Fortaleza. Nesta edição com curadoria do produtor cultural Arnóbio Santiago, o público será presenteado com 2 seminários, 6 oficinas e  shows.


 


Os shows que acontecem, dias 28 e 29 de julho, sempre das 19h30, às 22h, serão de Marco Lobo e Marcos Suzano,  dois dos maiores percussionistas brasileiros com experiências entre os grandes nomes da música nacional e também internacional e do talentoso percussionista cearense Hoto Júnior, além dos grupos Caravana Cultural com regência de Marcelo Santos e dos grupos da Orquestra Solar de Tambores; a de iniciantes regida por Fernanda Brasileiro e a principal com regência do griô Descartes Gadelha.


 


Outra grande característica do festival está em seu caráter de formação com  atividades de oficinas temáticas, tais como a de Pandeiro Brasileiro ministrada por Marcos Suzano; a de Ritmos Nordestinos,  com Hoto Júnior e a de Ritmos Mineiros com Marcus Lobo, além das de


 


práticas de maracatu e outros ritmos africanos, dirigidas por Marcelo Santos, Descartes Gadelha e pela Doutora em Música, Catherine Furtado, que também protagonizará o seminário que discutirá o ensino da percussão nas escolas públicas do Estado do Ceará. As inscrições estão abertas do dia 24 a 27 de julho na sede da Associação Solar (Av. da Universidade, 2333, Benfica), das 09h30, às 15h30.


 


Toda a programação do 4º Festival Fortaleza Instrumental é gratuita e conta com apoio do Sesc e da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará através da Lei do Mecenato.


 


A programação completa do evento se encontra na página https://www.facebook.com/fortalezainstrumental/


 


Serviço


4º Festival Fortaleza Instrumental


Shows, oficinas e seminários


Sesc Senac Iracema


Rua Boris, 90C, Praia de Iracema (ao lado do Dragão do Mar)


Dias 28 e 29 de julho


Seminários: 9h às 11h30


Oficinas: 13h as 19h


Shows a partir das 19h30


Inscrições e informações: (085) 3226 1189


Associação Cultural Solidariedade e Arte (Solar)


Avenida da Universidade, 2330 – Benfica


Associacaosolar@gmail.com


Evento no Facebook:


 


Com informações da Assessoria de Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here