Foto: Francisco da Costa
Foto: Francisco da Costa

A Associação de Voluntários do Hospital São José, unindo suas forças ao 1º de Dezembro, Dia Mundial de Luta contra a AIDS, promove em parceria com o Shopping Benfica e com o apoio da Companhia Teatro Movimento o espetáculo teatral Lázaro, monólogo que busca dialogar com as questões que circundam o tema HIV/AIDS no Brasil e no mundo. A performance, com dramaturgia assinada pelo ator Rhamon Matarazzo, caminha pelas inquietações de um personagem que se descobre com o vírus HIV e vive os dramas do estigma e da tentativa de naturalizar a convivência entre o espectador e um soropositivo em cena com seu problema crônico de saúde.

Após o espetáculo, haverá um debate sobre o tema com a participação de:

– Vando Oliveira, Coordenador da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids no Ceará (RNP Ceará) e Secretário Nacional da RNP Brasil

– Francisco Theófilo Gravinis, Psicólogo Clínico com formação em Psicodrama e Especialista em Gestão de Saúde

– Manuel Geneflides, Presidente da Rede Solidariedade Positiva – RSP

O objetivo da programação é fomentar as discussões sobre o HIV/Aids voltadas à prevenção, informação e humanização do assunto. Segundo dados do Ministério da Saúde de 2017,
aproximadamente 830 mil brasileiros vivem com HIV no Brasil, dentre os quais cerca de 136 mil desconhecem sua condição sorológica; ainda, uma a cada três pessoas diagnosticadas com o vírus no país não está realizando o tratamento com os antirretrovirais.

Sobre a AVHSJ

A Associação dos Voluntários do Hospital São José – AVHSJ é uma entidade sem fins lucrativos que nasceu da solidariedade pelas pessoas que vivem com HIV/Aids no Ceará, em 26 de julho de 1993, quando, no auge da epidemia do vírus HIV, o Serviço Social do Hospital São José de Doenças Infecciosas – HSJ se uniu a outros voluntários para criar um grupo que realizasse trabalhos de atenção e acolhimento aos pacientes internados, em situação de extrema exclusão social. Saímos dos muros do Hospital e hoje temos como missão lutar pela garantia de direitos humanos e de dignidade daqueles que enfrentam violações e opressões decorrentes do HIV/Aids. Nossos projetos envolvem acolhimento, promoção de adesão ao tratamento, apoio alimentar e fortalecimento da autoestima, além de ações preventivas através de palestras gratuitas sobre ISTs/Aids.

Saiba mais: www.avhsj.org.br

Serviço

Dezembro Vermelho – AVHSJ
Data: 1º de Dezembro
Hora: 10:00 às 12:00
Local: Teatro do Shopping Benfica
Classificação Indicativa:: 16 anos
Entrada: 1kg de alimento não perecível ou algum item de higiene pessoal, que serão arrecadados para os atendidos pela AVHSJ.
Info: 85 99992-2545

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here