Foto: Marcos Hermes
Toquinho fará o encerramento do evento. Foto: Marcos Hermes

Pelo quarto ano consecutivo, a Praça Portugal, no coração da Aldeota, tem recebido a programação artístico-cultural do Ceará Natal de Luz. E a cada edição, o público é contemplado com uma novidade. Neste ano, a festa será encerrada com um grande show do compositor e cantor Toquinho, no domingo, dia 16. O artista que está comemorando 50 anos de carreira prossegue em seus projetos mostrando técnica e sensibilidade em sua aquarela de sons e harmonias que conquistam plateias de todas as idades.

O paulistano Antonio Pecci Filho, o Toquinho, gravou cerca de 85 discos, compôs mais de 500 músicas e fez cerca de 10.000 shows pelo Brasil e pelo exterior. Suas composições mais representativas são “Aquarela”, “Tarde em Itapuã”, “Que maravilha”, “Regra três”, “Escravo da alegria”, “O caderno”, “A casa”, “O pato”, “Na tonga da mironga do kabuletê”, “Samba de Orly”, “Carta ao Tom 74”, “Cotidiano n.º 2”, “Samba pra Vinicius”, “Canção pra Jade” e “Carolina Carol bela”.

Mas, antes de Toquinho subir ao palco do Ceará Natal de Luz, atrações teatrais e musicais prometem emocionar a plateia a partir das 17 horas, do sábado, dia 15.

Sábado, dia 15

Sax in Cena – O primeiro quarteto de saxofones profissional do Estado do Ceará tem um repertório variado, que vai do popular ao erudito, passando pelo frevo, jazz, xote dentre outros ritmos. Em 2007, a convite do Maestro Marcio Spartaco Landi, o grupo passou a integrar a programação artística da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho dentro da “Série Música de Câmara”, obtendo assim um calendário fixo de apresentações no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Felipe Adjafre com participação dos cantores líricos Franklin Dantas e Esther Fontenelle – O pianista iniciou os estudos musicais aos 9 anos de idade; hoje, aos 36 anos, é um dos mais atuantes no mercado de entretenimento e eventos de Fortaleza e um dos principais divulgadores do piano em nossa cidade, sempre criando e participando de projetos que procuram levar o instrumento a todos os que apreciam a boa música, independente de classe social, o que tem contribuído decisivamente para desmistificar o piano como instrumento exclusivo da música erudita ou para um público restrito.

Camerata da Unifor – Composta pelo maestro Marcus Vinicius Cardoso e outros 18 músicos, entre violinos, violas, violoncelos, contrabaixo, flauta transversa e um regente, a Camerata da Universidade de Fortaleza foi formada em 1996. A Camerata Unifor participou da gravação de oito discos, com destaque para as parcerias com o sanfoneiro Waldonys e o contratenor português Luís Peças.

“O Imaginômetro Descarregou. E agora?” (Grupo Teatral Blitz Intervenções) – O maestro preparou uma surpresa para as crianças. O que ele não espera é que seu atrapalhado assistente, Trombone Trompete, errou nos cálculos e não recarregou o “Imaginômetro”, aparelho responsável por manter viva a Magia do Natal. Crianças e adultos serão convidados para produzir bons sentimentos através da imaginação.

Orquestra de Sopros de Pindoretama – Mantida pela ONG Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE), a Orquestra de Sopros de Pindoretama é composta por crianças e jovens e atua como uma escola de música, formando músicos no município de Pindoretama, no interior do Ceará. A Orquestra, que existe há 18 anos, apresenta em seu repertório transcrições de clássicos da música erudita, música original para orquestra de sopros, estilos brasileiros (samba, maxixe, chorinho, frevo, bossa-nova e baião) e também gêneros internacionais como jazz e mambo.

Domingo, 16

Carlinhos Palhano – O cantor é o artista que mais homenageou o Ceará e a cidade de Fortaleza em suas obras. Muitas de suas canções falam da capital cearense, de seus bairros e de seus costumes, como em “Fortaleza Aquarela”, “Pagode das DP’s”, “Recado Pro Mané”, “Virou Mania Na Cidade”, “Meu Lugar É Na P.I”, “Nós Temos Iracema”, “Nossas Praias”, “Do Mucuripe à Fazenda Boa Vista”, “Feira dos Pássaros”, “Sou o Ceará” e “Lá Vem o Nosso Samba”. Residente em Fortaleza, há 43 anos, o músico continua levando a boa música ao alcance de todos os públicos.

Octeto Portal Voz e Banda – O Grupo Vocal Porta Voz iniciou suas atividades em 1987 e desde então tem como maestro, Poty Fontenelle. Foi o primeiro grupo coral cearense a realizar uma tournée pela Europa, em 1996. Participou do maior festival coral das américas, o Cantapueblo, em Mendoza, na Argentina e ganhou as 4 edições do Trofeu Brasil Cantat, dado aos 16 melhores corais do país. Tem participações em diversos CDs e shows de cantores da terra e já dividiu palcos com grandes artistas como Fagner, Sílvio Caldas, Bôscoli e Menescal, Luís Melodia, Nonato Luiz, Paulo Abel, Edson Cordeiro, Chico Anísio, Tom Cavalcante, Genival Lacerda, Marinês, Pinduca, Mastruz com Leite, Paulo José dentre outros.

“O Saboroso Chá de Natal” (Grupo Teatral Blitz Intervenções) – Mamãe Noel irá revelar um segredo do bom velhinho: ele adora tomar um bom chá para aquecer enquanto lê as cartinhas enviadas pelas crianças à sua residência no Polo Norte. “Papai Noel ama sentar à mesa, bater um bom papo, um encontro de amigos, saborear uma receita feita com carinho, compartilhando afetos e bons momentos”, revela Mamãe Noel. Conhecidos pelo famoso Chá da Tarde, personagens londrinos surgirão como elementos lúdicos nesta viagem de músicas e cores para ajudar Mamãe Noel a fazer um Chá surpresa pro Bom Velhinho. Todos os preparativos vão bem até o Chapeleiro Maluco decidir fazer sua própria receita de Biscoito.

Orquestra Bachiana Jovem e Coro Canto Livre da Tapera das Artes – Formada por professores e aprendizes da Tapera das Artes, propõe a fazer música reveladora da nossa arte com foco na formação cultural, de plateia de forma assertiva no pleito de ouvir e fazer música sendo este, um seguimento artístico de transformar, agregar e emocionar pessoas, corroborando no processo da democratização da cultura difundindo a música, seus compositores e intérpretes.

Programação

DIA 15/12 (SÁBADO)
17h – Sax in Cena
17h30 – Felipe Adjafre com participação Franklin Dantas e Esther Fontenelle
18h – Camerata da Unifor
18h30 – Espetáculo “O Imaginômetro Descarregou. E agora?” (Grupo Teatral Blitz Intervenções)
19h – Orquestra de Sopros de Pindoretama

DIA 16/12 (DOMINGO)
17h – Carlinhos Palhano
17h50 – Octeto Porta Voz e banda
18h20 – Espetáculo “O Saboroso Chá de Natal” (Grupo Teatral Blitz Intervenções)
18h30 – Toquinho
19h – Orquestra Bachiana Jovem e Coro Canto Livre da Tapera das Artes

Com informações da Assessoria de Comunicação

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here