De 23 de julho a 23 de agosto, a 13ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental promove exposição cultural sobre Zilda Arns. A exposição, que está acontecendo no shopping Benfica, no 1ª piso, retrata a vida, carreira, conquistas sociais desta renomada médica pediatra e sanitarista com a exibição de fotos e biografia da Dra. Zilda. A entrada é gratuita!


 


A iniciativa da Mostra de Teatro em homenagear a Dra. Zilda este ano se deu pelo fato de a vida da médica ter sido dedicada aos cuidados dos mais necessitados, levando, além de informações, carinho e atenção às crianças pobres brasileiras, o que vai de encontro aos princípios de amor, respeito e solidariedade transmitidos pela Mostra.


 


Sobre Zilda Arns


A catarinense Zilda Arns Neumann dedicou sua carreira profissional à saúde pública, visando salvar crianças pobres da mortalidade infantil, da desnutrição e da violência em seu contexto familiar e comunitário. Através da educação, ela desenvolveu uma metodologia própria de multiplicação do conhecimento e da solidariedade entre as famílias mais pobres para combater e prevenir a maior parte das doenças e a marginalidade das crianças.


 


Zilda coordenou a campanha de vacinação Sabin para combater a primeira epidemia de poliomielite, criando um método próprio, através do soro caseiro, posteriormente adotado pelo Ministério da Saúde. A médica dirigiu ainda o Departamento Materno-Infantil da Secretaria da Saúde do Paraná, instituindo, com sucesso, os programas de planejamento familiar, prevenção do câncer ginecológico, saúde escolar e aleitamento materno. Zilda foi a criadora, junto com Dom Geraldo Majella, da Pastoral da Criança e defendia com convicção científica e visão humana, a vida desde a concepção, se declarando contrária à prática do aborto.


 


A médica faleceu em 2010 em Porto Príncipe, no Haiti, onde se encontrava numa missão humanitária para promover a Pastoral da Criança no País. A médica foi vítima de um desabamento do teto da igreja onde palestrava, ocasionado em decorrência de um violento terremoto que assolou o país.


 


Mostra 


A 13ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, evento cultural e solidário que já se consolidou no calendário do Estado do Ceará, vem esse ano com uma abordagem nova, buscando conquistar também o público jovem. Através do tema “Ética e cidadania: vamos usar todo dia”, a Mostra pretende valorizar e destacar os princípios da integridade, honestidade e respeito, com uma linguagem e estética mais moderna e atual. A 13ª edição do evento acontecerá entre os dias 19 e 23 de agosto no teatro do shopping Via Sul, além de apresentações nos presídios, instituições beneficentes e municípios do interior do Estado.


 


Nos cinco dias do evento se apresentarão os espetáculos La Nonna (MG), O Fantasma da Minha Sogra (SP), O Velório de Mamãe (CE), Cândido, uma poética espiritual (SP), PatÉticos (RJ), além do infantil Inconto Marcado (CE). A programação completa está disponível no site do evento http://www.teatrotranscendental.com.


 


Os interessados em assistir os espetáculos que serão apresentados no Teatro Via Sul já podem adquirir seus ingressos nos postos de troca localizados nos shoppings Benfica, Via Sul, Aldeota e North Shopping, bem como nas sedes dos GEPES da Piedade e Água Fria. Os ingressos podem ser adquiridos por meio da troca de 2kg de alimentos não perecíveis que serão doados para sete instituições beneficentes. Dentre as entidades assistenciais que serão beneficiadas pela 13ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental estão SAERG (Sociedade de Assistência e Educação Rural de Guanacés), Escolinha SOL – Solidariedade, Operosidade e Liberdade –, Casa da Caridade, Lar Nossa Senhora de Lourdes, Lar Santa Mônica, ORA – Obra Rainha dos Anjos – e Campanha Vovô Ari.


 


Serviço


Exposição Zilda Arns


Data: 23 de julho a 23 de agosto de 2015


Local: Shopping Benfica, 1º piso


Entrada: gratuita


 


13ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental


Data: 19 a 23 de agosto de 2015


Local: Teatro do Via Sul


Entrada: 2kg de alimentos não perecíveis. Adquira o ingresso nos stands dos Shoppings Via Sul, Aldeota, Benfica, North Shopping e nos GEPES Piedade e Água Fria


Telefone: (85) 3260-5140


E-mail: contato@estacaoluz.org.br


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here