Em 21 de junho de 2015, Fortaleza associou-se às celebrações do Dia Internacional do Yoga, data instituída pela resolução 69/131 da ONU, com a chancela de mais de cem países. Numerosas entidades e pessoas se reuniram neste dia memorável, compondo uma rede de instrutores, praticantes, simpatizantes, escolas de Yoga, centros terapêuticos, jovens, crianças, idosos. O assunto foi noticiado e comentado por diversas agências da imprensa.


Este rico patrimônio oriundo da Índia chegou ao Ocidente por meio da tradução de textos, do trabalho de pesquisadores e da gradativa presença de mestres em países da Europa e das Américas, na travessia do século XX. No Brasil, o Yoga (em especial o Hatha Yoga, uma de suas modalidades) intensificou sua presença desde os anos 1970. Uma das razões do indiscutível valor do Yoga tem a ver com os efeitos terapêuticos de sua prática para a saúde humana.


Com o tempo, tem sido comprovado que o exercício regular do Yogapode promover o bem-estar físico, prevenindo várias patologias (artrose, asma, cefaleias, constipação intestinal, hemorroidas, hipertensão arterial, insônia, obesidade etc.). Os resultados biofísicos de sua ação atestam a materialidade deste saber ancestral. Isto é visível em resistência física, redução de estresse, flexibilidadecorporal. Mas, além disto, o Yoga carrega em si um patrimônio cultural imaterial, por vezes pouco reconhecido por jovens adeptos.


Não estamos diante somente de uma técnica terapêuticaou de fitness, ofertada em clínicas holísticas ou em academias de ginástica. Desde sua remota origem, o Yoga induz a uma ética, insere-se em uma filosofia, constitui refinado instrumento de aprimoramento espiritual. Em sua sensível tecnologia dos fluxos energéticos ementais, pode-se encontrar uma profunda psicologia. Neste território, há ganhos poucovisíveis, como estabilidade emocional, consciência ecológica, ações altruístas, não violência, moderação, voltar-se ao Divino.


Estas qualidades subjetivas são cultivadas menos pelo esforço pessoal nos exercícios físicos, e mais pela atenção a outros sentidos da condição humana. Para os praticantes que buscam não apenas o bem estar psicofísico (o que já é positivo), o Yoga lhes traz um alento inspirador, bem mais generoso e acolhedor. O bem imaterial que ele instaura conduz seus praticantes a uma benéfica aventura de autotransformação. Ela diz respeito a valores humanos inestimáveis como a paz, a sabedoria, o serviço desinteressado ao próximo. Neste sentido, o patrimônio imaterial encarnado pelo Yoga ultrapassa sua dimensão terapêutica, seguindo mais longe no horizonte da experiência humana.


João Tadeu de Andrade é professor universitário

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here