A mostra traz apresentações de artistas iniciantes em locais públicos da cidade. Foto: Reprodução
O XIII Festival de Teatro de Fortaleza segue esta semana com a programação da Mostra Interbairros Novos Olhares. A mostra, que integra o Festival, leva espetáculos teatrais gratuitos, apresentados por artistas e grupos iniciantes, para equipamentos públicos da cidade. Nesta semana, os espetáculos são realizados nos bairros Autran Nunes, Centro e Praia de Iracema. O Festival é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), com organização da VC Eventos.
Na segunda-feira (4), abrindo a programação da semana, o coletivo As Filhas da Mãe apresentou o espetáculo “Espelho”, no Porto Iracema das Artes. Terça-feira (5), a programação segue com a peça “Beirada”, do Coletivo da Brecha, que será encenada, a partir das 18 horas, no Dragão do Mar. Na quarta-feira (6), o Festival de Teatro de Fortaleza vai ao bairro Autran Nunes, com o espetáculo “Sentar e Sentir Microuniverso de Afetos”, de David Devir, que será apresentado, a partir das 10 horas, na Biblioteca Cristina Poeta.
Já na quinta-feira (7), será a vez do Teatro Morro do Ouro, anexo do Theatro José de Alencar, receber o espetáculo “Hey, Jude! Pocket Show”, do Grupo Tria de Teatro. A apresentação será realizada a partir das 19 horas. E na sexta-feira (8), fechando a programação da semana, o festival segue no Morro do Ouro, a partir das 16 horas, com o espetáculo “Contos do Ouvi Dizer”, do Grupo Budejo.
 
Espaços Públicos
Além de abrir espaço para artistas e grupos iniciantes, a Mostra Interbairros Novos Olhares tem como objetivo democratizar e descentralizar o acesso à cultura através da apresentação de espetáculos em locais públicos de diversos bairros de Fortaleza. Nesta semana, será a vez do Porto Iracema das Artes, Dragão do Mar, Biblioteca Cristina Poeta e Theatro José de Alencar – Morro do Ouro serem palco das atrações teatrais.
O Porto Iracema das Artes é uma escola de formação e criação artística, vinculada a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, que tem o objetivo de ser um lugar de criação, formação e difusão de cultura. Também na Praia de Iracema, o Centro Dragão do Mar é um mais relevantes centros culturais brasileiros e é um dos principais pontos turísticos do Ceará, recebendo mais de 1,5 milhão de visitantes ao ano.
A Biblioteca Cristina Poeta é um equipamento municipal vinculado à Secretaria da Cultura de Fortaleza inaugurado em 2018. Com acervo de aproximadamente 7.500 livros, a biblioteca recebeu o nome em homenagem à poetisa e líder comunitária Cristina Poeta, que com suas poesias, sempre esteve na luta por melhorias para a região do Bom Jardim. Já o Teatro Morro do Ouro é um espaço anexo ao Theatro José de Alencar e se configura como um dos importantes equipamentos de apresentação de novos artistas e de fomento a cena local.
XIII Festival de Teatro de Fortaleza
O XIII Festival de Teatro de Fortaleza leva para o público espetáculos teatrais gratuitos até dezembro deste ano. Com o tema “O Teatro e a Cidade: Diálogos da Cena”, 58 espetáculos percorrem equipamentos culturais de Fortaleza e escolas públicas da rede municipal, em apresentações teatrais com temática livre, realizados por artistas, grupos, companhias ou coletivos de teatro, nas sete Regionais da capital.
A programação do Festival está dividida em três momentos. As “Ações Espetaculares em Escolas Públicas Municipais”, composta por artistas e grupos com no mínimo dois anos de experiência, levou espetáculos, até o último dia 1º de novembro, para alunos da rede pública municipal de 14 escolas de Fortaleza; a “Mostra Interbairros Novos Olhares” leva artistas e grupos iniciantes para diversos bairros, de forma descentralizada e democrática. Por fim, a “Mostra Fortaleza em Cena”, principal mostra do Festival, que consiste na apresentação de artistas e grupos com no mínimo dois anos de experiência e ocorrerá de 12 a 19 de dezembro, com grandes espetáculos locais e nacionais.
Na programação ainda ocorrerá o Seminário “O Teatro e a Cidade: Diálogos da Cena”, nos dias 10 e 11 de dezembro.
Serviço
MOSTRA INTERBAIRROS NOVOS OLHARES
Espetáculo “Beirada”, do Coletivo da Brecha
Data: 5/11 (Terça-feira)
Hora: 18h
Local: Dragão do Mar (Cruzamento Leste Oeste / Dom Manuel / Monsenhor Tabosa)Espetáculo “Sentar e Sentir Microuniverso de Afetos”, de David Devir
Data: 6/11 (Quarta-feira)
Hora: 10h
Local: Biblioteca Cristina Poeta (Rua Raimundo Ribeiro, 580 – Autran Nunes)

Espetáculo “Hey, Jude! Pocket Show”, do Grupo Tria de Teatro
Data: 7/11 (Quinta-feira)
Hora: 19h
Local: Theatro José de Alencar – Morro do Ouro (Rua Liberato Barroso, 525, Praça José de Alencar)

Espetáculo “Contos do Ouvi Dizer”, do Grupo Budejo
Data: 8/11 (Sexta-feira)
Hora: 16h
Local: Theatro José de Alencar – Morro do Ouro (Rua Liberato Barroso, 525, Praça José de Alencar)

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram.

1 COMENTÁRIO

  1. Muito.bom
    Parabéns a secretaria de Cultura. Precisamos de incerir nestes espaços os trabalhos dos jovens da periferia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here