Romper a barreira dos tradicionais modelos de negócios e proporcionar uma mudança no processo de gerenciamento de produtos será o maior desafio dos novos e já experientes empreendedores brasileiros. Nesse contexto, o Instituto Mandara – em parceria com ActionCoach e BMGen Brasil – promoverá a segunda edição do Workshop Inovação em Modelos de Negócios. O evento será realizado nos dias 28 e 29 de março, no Hotel Sonata de Iracema, em Fortaleza, das 9h às 18h.


O objetivo é apresentar a evolução do conceito de modelo de negócio, as características e o processo de desenvolvimento, destacando as principais ferramentas, como o “aprender fazendo”. O evento é destinado a empresários e empreendedores que tenham o interesse em desenvolver processos de inovação visando à geração de novos modelos de negócio ou mudanças em seus modelos atuais, bem como entender como as ideias inovadoras podem ser colocadas em prática.


O workshop será realizado a partir de atividades e exercícios em que os participantes poderão desenhar e definir modelos de negócios inovadores. Serão destacados diversos pontos, como a abertura à mudança e inovação, comunicação, criatividade, trabalho em equipe e a cultura de colaboração. Ao final, os participantes estarão aptos a desenhar e elaborar modelos de negócios visando à inovação em seus negócios atuais ou na implantação de novos modelos de negócios.


O evento será conduzido por Maria Augusta Orofino (foto), mestre em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). De acordo com Orofino, há uma relação direta entre a existência de problemas na empresa com a existência de grandes oportunidades de inovação. “Diante de mercados cada vez mais competitivos, abundância de ofertas e informações e commodities com margem de lucro cada vez menor, inovar é a forma de se manter neste mercado, gerando lucro e mantendo-se de forma sustentável ao longo de um período de tempo”, diz.

Inovação

Conforme o Manual de Oslo, inovação é a implementação de um novo bem ou serviço, de um novo modelo de negócio ou de um processo melhorado. No entanto, não existe inovação se este processo não for percebido ou identificado pelos usuários que usufruem de determinado bem melhorado. “Para ser inovação tem que fazer sentido para as pessoas e as mesmas devem perceber como algo que pode ajudá-las no seu dia a dia”, salienta a facilitadora.


Para Orofino, o avanço da tecnologia e da globalização são algumas das formas que estruturam esse ambiente dinâmico nas empresas atuais. Consequentemente, as constantes mudanças no mercado e a exigência do consumidor impulsionaram as empresas a investirem no processo criativo de melhoria de produtos e serviços, possibilitando a prática da Inovação do Modelo de Negócio. “A inovação no modelo de negócio é uma excelente oportunidade para que as pequenas empresas ganhem destaque e se diferenciem no contexto onde se encontram”, destaca Orofino.

Serviço

Workshop Inovação em Modelos de Negócios

Hotel Sonata de Iracema – Av. Beira Mar, 848

28 e 29 de fevereiro, das 9h às 18h

bmg.ceara@gmail.com – (85) 3241.4466


Com informações da organização do evento

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here