Maracatu Nação Jaguaribe. Foto: Divulgação / Assessoria
Maracatu Nação Jaguaribe. Foto: Divulgação / Assessoria

Começam na próxima quinta-feira, dia 22, na Praça da Igreja Matriz, a quinta edição Feira do Livro e a V Jornada das Letras de Limoeiro do Norte, juntas são o maior evento literário da cidade. A abertura está marcada para as 20h. Toda a programação é gratuita e vai até sábado, dia 24.

Nesta edição, o público vai participar de lançamentos de livros, oficinas, palestras, rodas de conversa com autores, recitais e apresentações musicais, e terá acesso aos estandes de exposição de livros, durante os três dias de evento. A Tenda das Artes, no largo da Igreja Matriz, terá apresentações de teatro, música e homenagens a Belchior, ao centenário do poeta Hercílio Pinheiro (1918 – 2018) e ao poeta Louro Branco.

A V Feira do Livro de Limoeiro do Norte é uma realização do Instituto Brasil de Dentro, em parceria com a Academia Limoeirense de Letras, e tem o apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado, e da Enel.

Parte da programação, a Jornada das Letras, vai acontecer na Faculdade de Fiilosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), que é um campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Limoeiro. Com o tema Literatura: Múltiplos Olhares, a roda de conversa vai reunir a Profa. Me. Fernanda Cardoso, o Prof. Me. Francisco Romário Nunes e a Prof. Dra. Sarah Maria Forte Diogo.

Lançamentos de Obras
Entre os títulos lançados nesta edição, estão Aventura Jaguaribana, num ano de Estio de Agamenon Viana; Simplesmente Tião, de Avanir Fernandes Maia; A tragédia dos mil dias – a seca de 1877-79 no Ceará, de Cicinato Ferreira Neto; Para Belchior Com Amor, de Ricardo Kelmer; As cidades de Rubem Braga e W. Benjamin, de Ana Karla Dubiela; e Livro Zero, de Denis Akel.

Centenário do poeta Hercílio Pinheiro
Uma das principais homenagens programadas para esta edição de 2018 é ao centenário do repentista norte-rio-grandense Hercílio Pinheiro («1918 – U 1958), que morreu antes dos 40 anos de idade, em Tabuleiro do Norte-CE. Hercílio é considerado, até hoje, uma das maiores expressões da arte popular nordestina.

Homenagem ao Repentista Cearense Louro Branco
Também homenageado nesta edição, o repentista Louro Branco, natural de Jaguaribe (CE), morreu no último dia 18 de janeiro, em Santa Cruz do Capibaribe (PE). Francisco Maia de Queiroz tinha 75 anos e era poeta e compositor, com mais de 700 composições e participação em mais de 400 festivais. Louro Branco começou a cantar aos 12 anos de idade; foi pescador, agricultor e vendedor ambulante, e viajou por quase todo o Brasil, propagando sua arte.

Shows e Homenagem a Belchior
Como parte da programação musical da V Feira do Livro de Limoeiro do Norte, haverá apresentações de Agamenon Viana, Banda Aécio de Castro (alunos do Colégio Diocesano), Maracatu Nação Jaguaribe e Banda Big Head.

No sábado, dia 24, o encerramento da programação será com Deilson Rabelo, Celinha Guará e Gildomar Marinho, que além de apresentarem o cancioneiro autoral e sucessos da MPB, prestarão homenagens ao cantor e compositor cearense Belchior.

Serviço
V Feira do Livro de Limoeiro do Norte
Data: 22, 23 e 24 de fevereiro de 2018
Local: Praça da Igreja Matriz (Praça José Osterne) de Limoeiro do Norte-CE
Horários: De 9h às 11h e de 17h às 23h.
Informações: (88) 99661-0512
Facebook: www.facebook.com/feiradolivrodelimoeirodonorte

Com informações da Assessoria do Evento

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here