O Projeto Tucum – a força da resistência indígena é uma iniciativa da ONG indigenista Adelco, em parceria com o Esplar e o Movimento Indígena do Ceará. O financiamento da União Europeia veio por meio de edital, com concorrência nacional e apenas dois projetos foram contemplados em todo o Brasil, este é um deles.

 

A iniciativa se realizará por 4 anos e alcança os 14 povos indígenas de 16 municípios cearenses: Aquiraz, Aratuba, Boa Viagem, Canindé, Caucaia, Carnaubal, Crateús, Maracanaú, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Pacatuba, Poranga, Quiterianópolis, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Tamboril.

 

Sobre o projeto

O objetivo da ação é consolidar a autonomia político organizativa dos povos indígenas do Ceará, por meio de formações em direitos humanos, violação de direitos, ativismo digital, violência contra a mulher, formação de professores e de lideranças, dentre outras campanhas específicas. O projeto também trabalhará exclusivamente com mulheres indígenas, no processo de fortalecimento de suas autonomias e empoderamento. Um outro diferencial do projeto é a criação do primeiro escritório indígena de advocacia do Ceará. Nele, estarão à frente dois advogados e dois estagiários indígenas. Seu lançamento acontece no fim de 2021.

 

Para Adelle Azevedo, coordenadora do Tucum, o projeto contribuirá para o enfrentamento às violências: “Sabemos que o Projeto Tucum tem condições de contribuir para o enfrentamento às violações de direitos indígenas e para a salvaguarda dos seus direitos constitucionais, através de apoio jurídico qualificado, capacitações e formações, acesso à informações e ampliação da rede de articulação”, destaca a coordenadora.

 

Além de todos os cuidados sanitários em tempos de pandemia, o projeto também contemplará ações específicas de combate ao coronavírus. Entre elas, formações específicas de sensibilização para a vacinação e o cumprimento dos protocolos de segurança. Uma campanha de comunicação também será realizada.

 

Live de lançamento

A live de lançamento acontecerá no canal TV Adelco Brasil, no YouTube, dia 17 de março, às 16h. Sônia Guajajara, liderança indígena internacional e ex-candidata a vice-presidência na chapa com Guilherme Boulos (PSOL) será a principal atração do debate, junto com Weibe Tapeba, advogado, liderança indígena e vereador de Caucaia-CE; e Magnólia Said, advogada, agrarista, educadora feminista, especialista em economia ecológica. O tema principal do debate será “O genocídio dos povos indígenas no Brasil”, incuindo todas as questões relacionadas à pandemia de coronavírus que tanto tem maltrato indígenas em todo o território nacional.

 

Serviço:

Live de lançamento do Projeto Tucum – a força da resistência indígena

Quando: 17 de março, às 16h

Onde: TV Adelco Brasil, no YouTube: https://bityli.com/mXX7Z

Assessoria: Roberta França – 85 99969.0366 – adelco.imprensa@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here