Há exatamente um ano atrás nos lançávamos no ar, trazendo a mensagem e os objetivos da Agência da Boa Notícia, em cujo ponto básico estava o propósito de incentivar a cultura de paz nos meios de comunicação, estimulando a propagação de notícias que induzissem a harmonização da sociedade em seus diversos segmentos. O nosso compromisso estava explícito em querermos atuar em parcerias com as diversas áreas em que militam os comunicadores, como também, com os alunos e professores das diversas faculdades de comunicação do Ceará. Para consecução dos nossos objetivos, nos valemos dos benefícios que nos oferecem as novas tecnologias e implantamos o nosso site (www.boanoticia.org.br) caminho pelo qual acreditávamos firmemente ser possível fazer fluir gradativamente uma comunicação que retratasse o que de bom realiza a sociedade cearense.
O nosso trabalho portanto, tem uma função de mão-dupla. De princípio colocávamos a intenção de ser fontes de informações oferecidas aos profissionais de comunicação, disponibilizando aos repórteres e editores, sugestões de pautas positivas de nível local, nacional ou até internacional, disponibilizavamos espaços que contemplam a inserção de artigos, agendas de eventos, dicas de livros e filmes, além de links informativos de outras instituições que trabalham com a cultura de paz ou bem estar social, não esquecendo a opção oferecida que faculta ao nosso visitante se cadastrar, passando a receber o informativo eletrônico, um outro produto da Agência da Boa Notícia.
Como forma de amplificar os caminhos que levam a substanciar uma atmosfera da cultura de paz, foi instituído o concurso Prêmio Gandhi de Comunicação com o objetivo de estimular o fortalecimento da produção de boas notícias veiculadas nas diversas modalidades de comunicação. As reportagens e trabalhos deverão enfocar suas pesquisas em ações que estejam sendo realizadas e possam influenciar no processo de harmonização e convivência das populações. Nessa tarefa podem se envolver os jornalistas, publicitários, radialistas, fotógrafos e os estudantes de comunicação social.
No decorrer destes 365 dias captamos e fizemos fluir pelo nosso site diariamente, um acervo substancioso de boas notícias. Realizamos o Workshop – Comunicação da Violência ou Violência da Comunicação? em junho de 2008. Lançamos a primeira versão do Prêmio Gandhi de Comunicação – 2008, quando tivemos 42 trabalhos inscritos. Realizamos em maio de 2009, o Workshop – Comunicação e a Arte de Fazer o Bem. Continuamos acreditando no nosso lema: A PAZ PELA COMUNICAÇÃO.
Francisco Souto Paulino
Jornalista e Presidente da Agência da Boa Notícia
boanoticia@boanoticia.org.br