“O que é o Brasil, o que é ser brasileiro ?” pergunta no início do documentário o economista Carlos Lessa. “O que o Brasil tem de paradigmas para mostrar para o resto do mundo?”. “Um sonho intenso” é um relato das transformações do processo socioeconômico brasileiro pontuado por interpretações de um grupo de economistas e historiadores.


No decorrer dos inúmeros depoimentos e análises, todos estes  “personagens”- Maria da Conceição Tavares, Carlos Lessa, Celso Amorim, Francisco de Oliveira, João Manuel Cardoso de Melo, Luiz Gonzaga Belluzzo, Ricardo Bielschowsky, José Murilo de Carvalho, Lena Lavinas-, entre outros vão tecendo interpretações sobre a persistência do subdesenvolvimento brasileiro ao lado dos avanços alcançados. Em comum entre eles, o reconhecimento de que os avanços desde 1930 até os dias atuais não foram suficientes para eliminar algumas características fundamentais do subdesenvolvimento brasileiro.


Ficha Técnica

Direção: José Mariani

Depoentes: Adalberto Cardoso; Carlos Lessa; Celso Amorim; Francisco de Oliveira; João Manuel Cardoso de Melo; José Augusto Ribeiro; José Murilo de Carvalho; Lena Lavinas; Luiz Gonzaga Belluzzo; Maria Conceição Tavares; Ricardo Bielschowsky.

Duração: 1h41min

Em cartaz: Cine Dragão do Mar Sala 2

29/08: 16h e 20h

30/08: 16h e 20h

31/08: 16h e 20h

02/09: 16h e 20h

03/09: 15h

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here