Encerra, nesta sexta-feira, 18 de setembro, o prazo de inscrições para o Prêmio Gandhi de Comunicação 2015. Até as 18 horas, a Agência da Boa Notícia (ABN), idealizadora do concurso, vai receber os trabalhos dos candidatos (estudantes e profissionais de jornalismo e publicidade), que podem se inscrever em entre as 10 categorias. O Prêmio Gandhi incentiva a relação pacífica do jornalismo e da publicidade com a sociedade, divulgando ações que resultam em grandes lições de cidadania.


Das 10 categorias, seis contemplam profissionais – jornalistas e publicitários -, com premiação no valor de R$ 6 mil para o vencedor ou equipe vencedora de cada uma delas, e quatro são voltadas para estudantes de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda), com premiação de R$ 3 mil para autor ou equipe com o melhor trabalho de cada categoria. Ao todo, o concurso vai conceder R$ 48 mil em prêmios.

Inscrições

O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da entidade – http://is.gd/PQKM58 –  e na sede da Agência da Boa Notícia, na Avenida Desembargador Moreira 2120, sala 1307, Aldeota, Fortaleza – Ceará. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas. Após preencher a ficha de inscrição em duas vias, o candidato deve fazer a entrega do material – conforme está no Regulamento – na sede da entidade ou enviar pelos Correios.


As inscrições terminam nesta sexta-feira, 18. Participantes de outras cidades do Ceará ou outros Estados que forem fazer a inscrição via Correios devem ficar atentos: a data de postagem deve ser até o último dia de inscrição e o candidato deve enviar cópia em PDF do Aviso de Recebimento (AR), emitido pelos Correios, bem como da ficha de inscrição para o e-mail boanoticia@boanoticia.org.br.

Cultura de paz na comunicação

Para a diretora de Comunicação da ABN, jornalista Ângela Marinho, o papel do Prêmio Gandhi na construção de uma cultura de paz na comunicação. “O Prêmio Gandhi estimula os jornalistas, publicitários e estudantes cearenses a se aprofundarem em temas que fogem do dia-a-dia das redações, dando voz a ações simples, praticadas por pessoas sem muitas ambições, a não ser ajudar o outro, solidarizar-se com a dor alheia ou apenas respeitá-la”.


Um exemplo do jornalismo aprofundado, que saiu da redação e ganhou as ruas, foi a série vencedora de 2014, na categoria Jornalismo para Internet, “Pedala, Fortaleza!”, do portal Tribuna do Ceará. Roberta Tavares, uma das jornalistas da equipe vencedora, recorda o trabalho e destaca a importância do prêmio para os profissionais.


“A gente venceu com o especial Pedala, Fortaleza. Fomos para rua contar bicicletas e ver se realmente as polêmicas faixas exclusivas de bicicletas das Ruas Ana Bilhar e Canuto de Aguiar eram utilizadas pelos ciclistas. O resultado foi um hotsite lindo! Com reportagens, fotografias e vídeos sobre o uso das bicicletas naquelas vias. Vencer o Prêmio Gandhi foi motivador para toda a equipe. Somos um portal de notícias relativamente novo, que vem sendo reconhecido pelas pautas diferenciadas, cada vez mais focadas no Ceará. Vencer o prêmio, referência para vários jornalistas e meios de comunicação, foi um enorme reconhecimento desse trabalho que estamos fazendo e apostando”, afirma Roberta.

Categorias
Profissionais: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo,  Publicidade e Propaganda (peça ou campanha publicitária)e Jornalismo para Internet.

 
Estudantes: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade & Propaganda), já defendido e aprovado por banca da IES, relativo aos períodos letivos de 2014.2 a 2015.1; Reportagem de mídia impressa produzida por aluno de Jornalismo e divulgada em jornais ou revistas-laboratório, de circulação no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IESs); Reportagem de mídia eletrônica (rádio, TV ou internet) produzida por aluno de jornalismo e divulgada em veículos-laboratório, exibida no âmbito das IESs; e  Peça ou campanha produzida por aluno de Publicidade & Propaganda, divulgada no âmbito das IESs.

 

Cada participante poderá concorrer com até três trabalhos, que deverão ser inéditos; exceto o Trabalho de Conclusão do Curso que terá inscrição única.

 

O resultado do prêmio será divulgado no dia 11 de novembro de 2015, no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). Na mesma ocasião, haverá a entrega dos prêmios e realização do Fórum anual temático promovido pela Agência da Boa Notícia.

 

Outras informações podem ser obtidas no Regulamento do concurso e na Agência da Boa Notícia – (fone: 85 3224 5509) / E-mail: boanoticia@boanoticia.org.br

 

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