O Instituto do Ceará – Histórico, Geográfico e Antropológico (IC), em 20 de junho, sob a presidência do bibliófilo José Augusto Bezerra, realizou sessão na qual o vice-presidente  Pedro Sisnando Leite lançou a 2ª edição de seu livro “Raul Barbosa no Banco do Nordeste (Memórias)”. Momento rico em reflexões sobre aquela instituição financeira e desenvolvimentista que, ao longo dos seus 60 anos se faz  merecedor do respeito e da incondicional defesa de todos os brasileiros, pelo que tem feito em benefício  do povo, sobretudo na combate as desigualdades regionais e a eliminação do subdesenvolvimento do nordestino.

Como apontam estudos do BNB o maior desenvolvimento do Nordeste favorece o resto do País em decorrência da ampliação do mercado nordestino para os  produtos do Centro-Sul; reduz a emigração; diminui as tensões sociais, políticas e culturais, motivadas pelas desigualdades de bem-estar entre a Região.

No auditório do IC, além de familiares do homenageado, um seleto grupo de aposentados do BNB, dentre eles o ex-governador Gonzaga Mota com quem conversei. Ele adverte que o BNB é um patrimônio da Região e conclama que devemos lutar  para que o BNB possa levar a todos os nordestinos melhores condições de vida, financiar investimentos, fomentar o desenvolvimento regional. Com gratidão revela: “na minha vida profissional tive três casas: a  UFC, a FGV e o BNB e neste colaborei com a grande gestão do presidente Nilson Holanda, chefiando a Coordenadoria de Planejamento”.

Por sua vez Pádua Ramos considerou que o livro uma baliza que aponta para a seriedade do passado e para a ética profissional. Também falei com  Valfrido Salmito que  destacou  Raul Barbosa na histórica de Ceará como  governador e  deputado federal, e  consolidador do BNB o qual  presidiu por dez  e teve a visão  de qualificar  uma equipe técnica de alto nível – Mestrado e Doutorado em Harvard – que se tornou o núcleo germinador do BNB (dentre eles Pedro Sisnando, Leopoldo Furtado, José Nicácio, Arilo Holanda e Valfrido Salmito) e os frutos foram incomensuráveis como a criação do ETENE; com apoio de Martins Filho a encampação pela UFC da Faculdade de Economia do Ceará (que era estadual); a criação do CAEN…

 

Leitura é prazerosa,com surpreendentes detalhes. Raul Barbosa, por exemplo, foi um dos fundadores do jornal  O Estado; professor da Fênix Caixeiral e presidiu a Associação dos Promotores Públicos do Ceará; a convite de Dom Helder Câmara participou, em Campina Grande, do Encontro dos Bispos do Nordeste, que contribuiu para o surgimento da Sudene. Quanto a sede do BNB veio para o Ceará por ingerência de Paulo Sarasate. Preservá-lo é preciso!

* Artigo publicado no Jornal O Estado e reproduzido neste site com autorização do autor

* Paulo Tadeu é Jornalista – paulotadeus@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here