Desde sua criação, em 1960, a Fondation Terre des hommes (Tdh), uma organização não governamental suíça, tem como missão essencial a ajuda à infância. Agindo com tenacidade e eficácia, sempre buscou melhorar de maneira duradoura a condição de vida de crianças e adolescentes mais vulneráveis (em situação de rua, drogadição, gangues, violência sexual, exploração econômica, em conflito com a lei etc).


Em 2010, a Tdh completa 50 anos, tendo legitimada sua atuação em 32 países do mundo por basear-se em princípios como justiça e combate à pobreza e a toda forma de violência. Na ocasião, também se comemoram os 20 anos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, o instrumento de direitos humanos mais aceito na história universal e ratificado por quase todos os países.


A ação da Tdh dá-se por meio da real efetivação da Convenção Internacional dos Direitos das Crianças das Nações Unidas e, no Brasil, por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente. Atuando no Brasil há 25 anos, Tdh e seus projetos e parceiros no sudeste e nordeste (aqui, através do Projeto de Justiça Juvenil Restaurativa, no Maranhão, e Associação Curumins, no Ceará) beneficiam centenas de crianças, adolescentes, famílias e moradores das comunidades, reforçando suas competências em influenciar e mudar positivamente suas vidas.


É com e para as crianças e os adolescentes do Ceará que Tdh no Brasil se insere nesses festejos dos seus 50 anos. De maneira muito especial, organizamos junto com nosso parceiro local – Associação Curumins – a exposição Cores da Vida, aberta no Museu da Imagem e do Som, em Fortaleza, durante todo o mês de dezembro.


Com fotografias, vídeos, figurinos, músicas e mamulengos produzidos pelas crianças e pelos adolescentes da associação, a exposição expressa as mudanças positivas na vida destes sujeitos bem como o nosso desejo de uma vida melhor e mais justa para todas as crianças e adolescentes. E a estes agradecemos pelo colorido e sentido dado à vida.


* Artigo publicado em 23.11.2010 no jornal O Povo e reproduzido neste site com autorização do autor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here