A Teia da Vida é metodologia orientada para o empoderamento pessoal e harmonização de relacionamentos. Desenvolvida e aplicada ao longo de mais de 30 anos, baseia-se em sistemas observados na natureza. Segundo Ana Maria Norões, criadora da metodologia, o seu passa pelo desenvolvimento de conhecimento e competências que contribuam para o viver de forma saudável. Neste sábado, 27, acontece o curso de Educação Emocional, que ajudar a aplicar as tecnologias sociais e conduzirá o participante através da arte, dos conceitos da natureza e da investigação de padrões de comportamento social, em um mergulho dentro de si e de seus relacionamentos com o outro e com o universo. O curso terá carga horária de 8 horas, e será realizado na Rua Chico Lemos, 200, Cidade dos Funcionários.


Para inscrições e mais informações: (85) 3279-3859 98858-3859 / anamarianores@gmail.com. As inscrições encerram nesta sexta-feira, 26. No entanto, Ana Maria realiza cursos também para empresas.


A metodologia Teia da Vida teve suas bases na experiência bem sucedida de Ana Maria Norões no Iprede, sendo certificada como Tecnologia Social Eficiente pela Fundação Banco do Brasil. É também reconhecida pela Unesco e ASHOKA. Visa de uma maneira simples e fácil de praticar, despertar as pessoas para uma maior consciência de si mesmas e para uma prática diária de nutrição integral do ser, baseada no modelo da natureza. Além disso, procura facilitar as relações interpessoais, integrando aqueles que se relacionam diariamente como uma célula autogestora, que caminha junta alinhando-se e resolvendo suas questões com amor.

 


“A Teia da Vida vai ajudar você a pensar. Pensamentos são frutos que saem do emocional. Se ele está desalinhado, o pensamento vai para o medo. Se está alinhado, que a ferramenta ajuda a aplicar, o pensamento passa a ser baseado nas virtudes que temos por natureza como inteligência, bom senso, paz, mas que não acessamos porque o emocional está limitado”, explica Ana Maria.


Aprendizagem afetiva

Com princípios teórico-metodológicos de aprendizado defendido pela ONU (Organização das Nações Unidas) – Aprender a ser, saber, fazer e transformar -, o curso Educação Emocional propõe uma vivência coletiva, ajudando cada participante a desenvolver seus processos de decisão e construção coletiva dos conteúdos, valorizando e compartilhando as práticas e saberes dos demais colegas.


Além da autogestão dentro de um ambiente coletivo, o participante terá oportunidades de experimentar o conteúdo de forma individual, coletiva, afetiva e estética, das ideias e saberes abordados, resultando por consequência na valorização das emoções e da “aprendizagem afetiva”.  Ela afirma que a educação emocional nos permite o conhecimento das forças emocionais e nos concede a capacidade de administrá-las. “As habilidades, ou chaves para abrir nossa percepção e cessar a observação plena da realidade, são adquiridas com a nutrição integral do ser. São elas: respiração profunda, movimento, relaxamento, visualização criativa, e solidariedade. Todas encontradas nas atividades artísticas. Usamos em nosso curso a linguagem da alma manifestada pela liberação da consciência feita pela linguagem artística”,

 

Nesse aprendizado que envolve os relacionamentos humanos. Os sentimentos e emoções, as simpatias e antipatias são a ponte entre o agir e o pensar. “É a porta que abre ou fecha nossos contatos; o grande articulador que integra o ser. Há líderes em empresas, por exemplo, que por não saber como lidar com suas emoções, perdem a capacidade de observar, respeitar e praticar a arte de conviver aprendendo com os erros. Ainda combatem os pontos a transformar como pontos negativos e problemas, sem se dar conta de que eles são verdadeiros mestres, tornando-os maiores e mais resistentes”, constata Ana.

 
Objetivos

•    Levar o participante a conhecer sua identidade e personalidade, sua escala de valores. Torná-lo capaz de se autoavaliar, estabelecer estratégias de superação pessoal e poder fixar metas.

•    Compreensão sobre as mudanças em consequência da revolução cibernética/informática que vivemos.

•    Levar o participante a relacionar-se com a comunicação verbal e não verbal, facilitar o relacionamento interpessoal, aprender a escutar, reconhecer-se como um membro do coletivo, desenvolver modelos e estilos de liderança, ser capaz de estabelecer estratégia de superação pessoal e fixar metas pessoais.

•    Criação do ambiente de aprendizagem, através do método Quetzal.

Temas desenvolvidos

•    Dinâmica de integração de grupo.

•    As quatro aprendizagens essenciais.

•    Polaridades e conflitos.

•    Holosnutrição

•    As chaves para abrir a percepção

•    Modelo autogestor

•    Alfabetização ecológica – Quetzal

•    O reconhecimento do potencial criativo.

•    Percepção e comunicação interpessoal.

•    Dramas de controle e Qualidade de Vida.

Facilitadora

 Ana Maria Teles de Norões. Terapeuta Ocupacional. Fellow da Ashoka, Especialista em auto-desenvolvimento e fortalecimentos de lideranças pela Universidade de Monterrey/ México e Harvard/ EUA. Idealizadora e ex-presidente do IPREDE. Membro fundador da Rede Latino-americana de Desenvolvimento Sustentável. Criadora da metodologia Teia da Vida reconhecida pela UNESCO e pela Fundação do Banco do Brasil e autora dos livros “Como! Janelas seguintes aos meus desafios” e A arte de tecer a vida, editora Chiado.

Saiba mais
www.movimentoteiadevida.com/
www.youtube.com/watch?v=fJnzBdk2rHA
www.facebook.com/teiadevida/  
www.youtube.com/watch?v=SzZGvo5BCaw&feature=youtu.be

Com informações da Teia da Vida

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here