Conversa com d.Laura, moradora da comunidade do Padre Andrade. (Imagem: Bruna Maia/ Arquivo Pessoal)

O Projeto “Teatro nos Quintais – Memórias Virtuais da Periferia de Fortaleza” nasceu a partir da escuta das histórias de antigos moradores dos bairros Padre Andrade e Jardim Iracema. Nesse projeto  moradores relatam  lembranças e histórias curiosas  como o mito da Cobra Isaura, as lavadeiras da Lagoa do Urubu, a estação de trem, o Homem da Cruz, entre outras memórias. Todas essas  narrativas foram  reunidas numa  série de oito podcasts,  ainda em fase de produção.

O projeto  foi aprovado no edital de fomento a artistas, agentes culturais e profissionais da cadeia produtiva  da cultura da Lei Aldir Blanc, da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza(Secultfor). E tem entre os principais objetivos difundir as memórias da periferia de Fortaleza como elemento cultural e artístico da cidade; fortalecer a memória da periferia de Fortaleza compondo um acervo virtual através de memórias e de reflexões de seus moradores mais antigos; e valorizar e salvaguardar a memória da história dos moradores invisíveis da periferia de Fortaleza, através da disponibilização de acervo virtual.

Idealizado pela artista e  arte-educadora Ivania Maia, o projeto é de extrema importância, pois “o resgate dessas histórias e lendas  passadas de geração para geração, além de garantir a preservação da memória afetiva dos moradores, atuam  como elemento de diferenciações e afirmação da identidade dessa comunidade”.

A arte- educadora salienta que “a escolha do podcast como meio de divulgação do projeto foi muito assertivo,  pois em virtude da pandemia ocasionada pelo coronavirus, a tecnologia tornou-se uma das maiores aliadas no compartimento de informações,  e o podcast além de democrático, garante uma maior disseminação desse conteúdo tão importante, pois conta com a vantagem de ser escutado sob demanda, quando o usuário desejar e pode ser ouvido em diversos dispositivos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here