Fortaleza é uma cidade que abriga um número considerável de animais abandonados. Ruas e praças servem como lugar para descarte de cães e gatos, muitas vezes tratados como objetos. Segundo estimativa municipal realizada em outubro passado, cerca de trinta e cinco mil animais entre cães e gatos estão em situação de abandono na cidade e região metropolitana.



Foto: Divulgação / Abrace


Por Márcia Rios


Fortaleza é uma cidade que abriga um número considerável de animais abandonados. Ruas e praças servem como lugar para descarte de cães e gatos, muitas vezes tratados como objetos. Segundo estimativa municipal realizada em outubro passado, cerca de trinta e cinco mil animais entre cães e gatos estão em situação de abandono na cidade e região metropolitana.


Mas, felizmente, há pessoas que lutam para tornar a vida desses bichinhos tranquila e digna. Uma das ONGS que trabalha no resgate e cuidado de animais abandonados em Fortaleza é a Abrace – Uma Causa Animal. O objetivo primordial é estimular a posse responsável de animais domésticos. A Agência da Boa Notícia conversou com a professora de história apaixonada por animais e também quem planejou e colocou em prática as primeiras ações da Instituição Cristiane Angélica.

(Agência da Boa Notícia) Há quanto tempo você se dedica a causa animal?

Cristiane Angélica – Desde criança. Minha babá era uma cadela SRD (sem reça definida), chamada Keyla. Minha mãe pegava animais doentes na rua e levava para nossa casa para tratar e eu a ajudava nesses cuidados. Quando os animais estavam bem, ela doava para conhecidos e sempre que podia ia visitar para saber como estavam. Fui criando um vínculo forte com bichos especialmente com cães. O motivo de ter fundado a ONG Abrace foi constatar que só ter dó não salva. É preciso ter atitude.

 
(ABN) Como surgiu a ONG Abrace?

Juntamente com protetores independentes e simpatizantes da causa, decidimos criar um projeto para levar amparo a animais em situação de rua e estado de abandono. O próprio nome ABRACE – UMA CAUSA ANIMAL, é um resumo de nosso projeto. ABRACE significa Amigos e Benfeitores Reabilitando Animais no Ceará. A frase – Uma causa animal, acabou completando o sentido da sigla.

 
(ABN) Qual é o trabalho desenvolvido pela Instituição?

A Abrace tem como missão fazer um trabalho de educação e conscientização para o bem-estar animal. Para isso, promovemos palestras educativas em escolas, agremiações, e também eventos de educação e adoção. Além disso, mantemos um canil com animais resgatados pelos membros do grupo que estão disponíveis para adoção.

 
(ABN) As pessoas que tiverem interesse em ajudar a instituição, como devem proceder?

O que mantém a Abrace hoje são as contribuições financeiras dos nossos voluntários e doações de amigos e benfeitores, nossa lojinha e um bazar permanente de objetos usados. Quem quiser nos ajudar pode fazer as doações (roupas, calçados, brinquedos, utensílios em geral) em nossos pontos de coleta ou mandar mensagem via Whatsapp (Leila 99883699 ou Adriana 988887342) que combinamos de pegar. Recebemos também remédios, tanto humanos como veterinários, objetos para higiene de animais, material de limpeza, comedouros, coleiras, toalhas, paninhos, cobertores, material de construção, etc. A pessoa também pode se tornar um sócio mantenedor contribuindo financeiramente para o pagamento de despesas fixas e contas de clínicas veterinárias. Temos um grupo em rede social para recebimento dessas contribuições e prestações de contas das mesmas.



Foto: Divulgação / Abrace


(ABN) Quais os resultados positivos já alcançados desde o início dos trabalhos? Quais as dificuldades?

A Abrace existe informalmente desde 2010 e formalmente registrada como ONG desde 2015. Temos construído um trabalho modesto, porém sólido, no que diz respeito ao conceito de excelência em adoções e acompanhamento das mesmas. Nos empenhamos em mostrar que protetor de animais é uma pessoa que luta em prol dos animais com seus próprios recursos. Executamos nosso trabalho com muita transparência e somos reconhecidos por isso, o que para nós é um saldo bastante positivo. As dificuldades são muitas, principalmente na área financeira. O espaço do nosso canil é alugado. Pagamos água, luz, veterinário, medicações e ração. Não temos funcionários e os voluntários ajudam em todos os serviços. Muitas vezes precisamos contratar diaristas para limpeza do canil. Os animais são vacinados, castrados, vermifugados. Comem ração de boa qualidade e são tratados, quando necessário, em clínicas particulares parceiras o que gera alto custo, mesmo com descontos. Outra dificuldade é que a ABRACE é uma instituição que trabalha em cima da divulgação de boas notícias. Não fazemos apelos dramáticos nem sensacionalistas com pressão psicológica para sensibilizar ou angariar recursos. Então fica mais difícil conseguir colaboração de uma população que está condicionada a ajudar somente tragédias e acostumada a socorrer apenas pedidos desesperados. Muitos também oferecem ajuda em troca do recolhimento de um animal como forma de escambo. Não temos como prestar esse serviço. Não podemos recolher todos os animais na rua que nos pedem diariamente e nem os da casa de pessoas que querem se desfazer dos seus animais. Os animais acolhidos são cuidados por voluntários que se responsabilizam por eles como padrinhos até a adoção deles. Quando surge uma vaga esses animais vão para nosso canil. São apenas 30 vagas preenchidas por animais que passam por triagem e por critérios que são determinados em nosso estatuto. Temos fila de espera. Somos cuidadosos para não virarmos acumuladores e para que o canil não se transforme num depósito de animais já que é nosso objetivo dar a eles sempre boas condições e por isso não podemos ultrapassar nosso limite. Ajudamos terceiros encaminhando apelos em nossa página no facebook e instagram ou disponibilizando vagas em nossos eventos de adoção.

(ABN) Quantos animais já foram resgatados e cuidados?

Não temos um número exato desde o início da ABRACE, mas desde 2014, quando criamos um registro para controle de resgates e adoções, foram mais de dois mil animais amparados.

(ABN) Qual a sua opinião sobre o trabalho desenvolvido pela gestão municipal em Fortaleza?

Estamos na expectativa de que sejam postas em prática as políticas públicas criadas em prol dos animais abandonados e que essas práticas possam ser estendidas aos demais municípios do nosso estado.

(ABN) Você desenvolve ( ou já desenvolveu) algum trabalho de cuidado e defesa dos animais com seus alunos?

Sempre toco nesse assunto com meus alunos e quando posso desenvolvo com eles ações em benefício dos animais. Muitas escolas nas quais dou aulas me apoiam nesse sentido. Várias escolas, inclusive universidades, tem procurado a ABRACE para desenvolver projetos e parcerias. Muitos voluntários são alunos ou ex-alunos meus que se engajaram no nosso projeto. Recentemente fizemos um excelente trabalho na Semana Cidadã em uma grande escola da rede particular e já temos vários convites para fazer projetos semelhantes em outras escolas. A ABRACE acredita que é possível mudar a realidade de abandono e sofrimento dos animais investindo na educação. A Abrace acredita que é possível resgatar da humanidade o sentimento de compaixão e amor ao próximo, mesmo que esse próximo não seja necessariamente seu semelhante.

A nossa hastag é nosso lema: #euACREDITOnaABRACE


Contato:

Abrace – Uma causa Animal

via Whatsapp (Leila 99883699 ou Adriana 988887342)
Facebook




 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here