Quando se fala em rede de relacionamento na internet a maioria das pessoas costuma pensar em sites como o orkut, facebook, twitter. A internet pode trazer mais surpresas no que diz respeito a redes de relacionamento. O Skoob (www.skoob.com.br) é um exemplo dessas gratas surpresas; trata-se de uma rede de relacionamento entre leitores. A partir da retórica e deliciosa pergunta “o que você anda lendo?” O Skoob incentiva não apenas a leitura individual como também a troca de experiências entre os usuários.


Assim como nos demais sites de relacionamento o usuário, ao se cadastrar, cria um perfil, uma página acessível aos outros usuários. Nesse perfil aparecem os livros já lidos, emprestados, abandonados, desejados – até mesmo os que desejamos trocar! Os que estão sendo lidos, relidos e os que gostaríamos de ler. O usuário busca o livro no site e o adiciona, como é feito em relação a comunidades ou tópico, nos demais sites de relacionamento.A cada livro adicionado o usuário pode conferir o “paginômetro”; corresponde ao número de páginas lidas de todos os livros adicionados.


No site é possível, ao criar o perfil, conectar-se aos perfis de amigos. Além da possibilidade de deixar recados nos perfis de amigos adicionados, o usuário tem acesso a livros em comum com os amigos adicionados. Há um recurso interessante. O leitor pode utilizar a ferramenta “histórico de leitura” para organizar sua leitura de um ou mais livros. Essas possibilidades se tornam especialmente interessantes quando o objetivo é iniciar grupos de leitura.


Caso o usuário deseje se manifestar em relação aos livros no Skoob, há espaço para resenhas, bem como a possibilidade de avaliá-los; entre 1 e 5 estrelas. Poderá ainda marcar livros com tags personalizadas, o que facilita o acesso e dá a possibilidade de personalizar a organização dos livros adicionados. Além disso, o site possibilita que o  usuário acompanhe as atividades dos amigos; basta “segui-los” e as atualizações aparecem no perfil do leitor, como nos demais sites de relacionamento.


Pouca gente sabe, mas a leitura silenciosa tornou-se hábito apenas durante o final da idade média; antes as leituras eram feitas em voz alta, na maioria das vezes em duplas. Então que tal formar um clube de leitura, conhecer gente nova e ler mais? É uma boa pedida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here