O anúncio foi divulgado no informativo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce). Em reunião dos diretores do Sindicato, Rafael Mesquita e Evilázio Bezerra, com o Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Prof.  José Jackson Coelho Sampaio, no último dia 24, foi encaminhado o pedido do Sindjorce para que o edital do concurso público a ser realizado para aquela Universidade especifique que a cargo deve ser de Jornalista, e não como está no projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa, com uma vaga para Comunicação Social.


O Sindjorce informa que o Reitor acolheu a proposta do Sindicato e prometeu especificar a questão no edital do concurso, que será publicado após a sanção do projeto de lei da seleção. No documento, de acordo com Rafael Mesquita, deve constar “Jornalista” ou “Técnico em comunicação social – jornalista”, além de ser especificada a necessidade de “graduação em comunicação social – jornalismo”, seguindo a regra adotada por concursos que são realizados em universidades federais e estaduais de todo o país.


 Outro pedido feito pelo Sindicato foi o de ampliação das vagas destinadas aos jornalistas, que devem atuar na Assessoria de Comunicação da UECE. Os diretores ouviram do Reitor que este  este primeiro concurso é de caráter emergencial.  A proposta do reitor é selecionar um total de 800 novos servidores de carreira, mas isso após a aprovação do novo Plano de Cargos e Carreiras dos funcionários da Universidade, que deve ser encaminhado logo após a realização da seleção já anunciada. Neste universo de novos cargos, estão previstas, segundo o professor, pelo menos 10 vagas para jornalistas, nos concursos que acontecerão em 2016, 2017 e 2018.


Mesmo de caráter emergencial, a seleção de jornalista para a Uece será um marco uma vez que segundo admitiu o Reitor, a instituição contava apenas com profissionais de comunicação cedidos de outros órgãos e a maioria deles de forma terceirizada.


“O Sindjorce continuará a acompanhar o processo e estará próximo da Universidade, tendo em vista garantir a proposta apresentada pelo Reitor e reverter a crise de pessoal por que passa a instituição há muitos anos”, frisou Rafael Mesquita, secretário-geral.


Com informações do Sindjorce

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here