Você conhece alguém com transtornos afetivos (mudança de humor, depressão, ansiedade excessiva), dependência química ou problemas associados ao estresse? Está precisando de ajuda e não sabe onde procurar? Desde novembro de 2010, o Sest Senat Fortaleza oferece atendimento psicológico aos trabalhadores do setor de transporte (gratuito), seus dependentes e a comunidade em geral (preços acessíveis). 


 


Conforme o psicólogo Alexandre Santiago, o serviço de psicologia clínica funciona dentro do viés psicoterápico, em conformidade com o Código de Ética Profissional de Psicologia – Resolução CFP n.º 010/05, de segunda à sexta no horário de 08h às 17h. As pessoas interessadas no tratamento podem procurar a Unidade Sest Senat situada à Rua Dona Leopoldina n.º 1050 – Centro.


 


A psicologia  é um serviço prestado na área clínica que tem como foco a saúde mental e comportamental de indivíduos ou grupos. O tratamento consiste no acompanhamento por meio de escutas específicas e, conforme as dificuldades afetivas ou mentais relatadas pode envolver a mediação e encaminhamento para outros serviços clínicos complementares.


 


Implantação do atendimento


Santiago explica que a implantação e desenvolvimento das atividades de Psicoterapia devem-se a pesquisas do Ministério Público do Trabalho.  O estudo constatou transtornos emocionais e laborais associados ao uso de substâncias psicoativas, sejam lítica ou ilícitas, que promovem dependência química entre motoristas profissionais, com graves repercussões socioeconômicas. “O atendimento prioriza o trabalhador do setor de transporte, contudo, compreende que a comunidade também é o usuário do serviço e que anseia pelo acesso. Do ponto de vista da carência ou redução de oferta de serviços e políticas públicas voltadas para os cuidados com a saúde mental, a Unidade Sest Senat se torna mais uma referência e uma porta de entrada para outros serviços e produtos”, afirma o psicólogo.


 


Atualmente, o atendimento psicológico realiza 80 sessões/mês em caráter individual e com tempo indeterminado de acompanhamento. “Além disto, o psicólogo é um difusor e formador de opiniões acerca de temas relevantes dentro da área de saúde mental através de palestras, debates, rodas de conversa e entrevistas”, destaca Santiago.


 


Saúde mental


Segundo Santiago, os problemas que mais afetam a saúde mental são apresentados como estresse, ansiedade ou depressão, e estes, em boa parte dos relatos, são gatilhos que podem desencadear toda uma série de psicopatologias. “A origem dos sintomas de desconforto é atribuída de modo multifatorial a aspectos fisiológicos, da personalidade, dos vínculos, hábitos pessoais dentro de padrões nocivos ou destrutivos por um tempo determinado, circunstâncias psicossociais atreladas à violência urbana e seus indicadores de criminalidade e ritmo de vida”, explica.


 


Serviço


Atendimento psicológico – Sest Senat Fortaleza


Rua Dona Leopoldina, 1050, Centro – Fortaleza


Período: segunda à sexta-feira 


Horário: 8h às 17h.


Mais informações: (85) 3304-4144 ou 3304-4114


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here