Em comemoração ao Dia Nacional do Teatro de Bonecos, 27 de abril, o Sesc vai realizar a Mostra de Teatro de Bonecos. O evento será uma homenagem a Augusto Bonequeiro, que possui mais de 40 anos de produção artística dedicados à linguagem e é reconhecido como Mestre da Cultura Popular. A Mostra acontece de 27 a 30 de abril, com programação gratuita e aberta ao público.
Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Teatro de Bonecos não é apenas um brinquedo ou um traço do folclore, mas envolve, sobretudo, a produção de conhecimento criativo, artístico e possui uma forte carga de representação cultural e social. Por isso, o Sesc vai realizar uma programação que valoriza essa expressão cênica. A Mostra acontecerá na unidade do Sesc Fortaleza, Theatro José de Alencar e Teatro Dragão do Mar.
A abertura do evento acontece no dia 27, a partir das 17h, com a homenagem a Augusto Bonequeiro, na calçada do Theatro José de Alencar, seguida da apresentação do Grupo Epidemia de Bonecos, com a “A triste história de Catarina e Bily Macarrão”. O espetáculo narra a história do imenso amor de Catarina e Bily contada por Zé Cariri, um artista popular mambembe e nômade do interior do Ceará.
No Sesc Fortaleza, a programação acontece nos dias 27 e 28. No dia 27, às 9h e às 14h, se apresentam a Trupe Motim e o Grupo Formosura. No dia 28, o Grupo Formosura ministra a palestra “Dramaturgia para o Teatro de Bonecos”, às 15h, trazendo um levantamento do histórico da produção e difusão dessa manifestação da cultura popular no Ceará e no Nordeste. Às 17h, é a vez do “Pequeno show de horrores para sustos medonhos”, da Trupe Motim. Oriunda de Quixeré (CE), a trupe traz o bufão Chico Medonho que, com a ajuda de seus bonecos e da palhaçaria, satiriza nossos medos.
Já no dia 29, o Grupo Bricoleiros desembarca no Teatro Dragão do Mar, às 17h, com o espetáculo “Olha o olho dos meninos” que, através da mistura de movimento, luz e som, faz com que os bonecos ganhem vida, transportando crianças e adultos para um mundo de fantasia onde é contada a história de duas crianças que descobrem a mentira. O espetáculo promove, de forma bem-humorada, reflexões sobre o convívio familiar.
No dia 30, a programação acontece às 17h e 18h. No Teatro Dragão do Mar, a Trupe Motim apresenta o “Pequeno show de horrores para sustos medonhos”, às 17h. No mesmo horário, no Theatro José de Alencar, o público pode ver o espetáculo “Rainha de Nada”, do Grupo Epidemia de Bonecos, que se passa em Cantarolândia, um reino distante que vivia em plena harmonia até a rainha proibir seus súditos de cantar.
Finalizando a Mostra, o Grupo Bricoleiros traz o espetáculo “Lastá”, no Teatro Morro do Ouro – anexo ao Theatro José de Alencar, às 18h. O grupo conta a história de duas personagens, uma velha e uma menina, representando o ciclo da vida ligado à natureza.
Serviço
Mostra de Teatro de Bonecos
Data: 27 a 30 de abril
Locais: Sesc Fortaleza – Rua Clarindo de Queiroz, 1740, Centro
Theatro José de Alencar – R. Liberato Barroso, 525 – Centro
Teatro Dragão do Mar – R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema
Mais Informações: (85) 3270. 5400
Programação
Quinta-feira, 27
9h – A Bruxa Catifunda (Grupo Formosura) – Sesc Fortaleza (Teatro Escola aberto ao público).
14h – A Bruxa Catifunda (Grupo Formosura) – Sesc Fortaleza (Teatro Escola aberto ao público).
17h – Abertura oficial e homenagem a Augusto Bonequeiro – Calçada do Theatro José de Alencar.
17h – A triste história de Catarina e Bily Macarrão (Grupo Epidemia de Bonecos) – Calçada do Theatro José de Alencar.
Sexta-feira, 28
9h – Pequeno show de horrores para sustos medonhos (Trupe Motim) – Sesc
Fortaleza (Teatro Escola aberto ao público).
14h – Pequeno show de horrores para sustos medonhos (Trupe Motim) – Sesc
Fortaleza (Teatro Escola aberto ao público).
15h – Palestra “Dramaturgia no Teatro de Bonecos (Grupo Formosura) – Sesc Fortaleza.
Sábado, 29
17h – Olha o olho dos meninos (Grupo Bricoleiros) – Teatro Dragão do Mar.
Domingo, 30
17h – Pequeno show de horrores para sustos medonhos (Trupe Motim) – Teatro
Dragão do Mar.
17h – Rainha de Nada (Grupo Epidemia de Bonecos) – Praça Mestre Pedro Boca Rica (Anexo do TJA).
18h – Lastá (Grupo Bricoleiros) – Teatro Morro do Ouro (Anexo do TJA).