Projeto Mãos que Costuram Vidas (Imagem: Jr. Panela/ Divulgação)

 

Integrar a comunidade e criar redes de fortalecimento e desenvolvimento através de atividades socioeducativas, esse é um dos principais objetivos que permeiam os projetos comunitários do Sesc. Para dar continuidade às ações em 2021, estão abertas as inscrições para a seleção de instituições que irão ser contempladas este ano.

No total, são quatro projetos: Amarelinha: Ludicidade e Cidadania; Mãos que Costuram Vidas; Olhares Comunitários e Pensando Verde. Os projetos fazem parte do Programa Social Assistência e do Núcleo do Desenvolvimento Comunitário da Unidade Sesc Fortaleza e o período de inscrição acontece de 15 a 19 de fevereiro de 2021.

Cada projeto tem suas características e público-alvo, realizando atividades em cada núcleo que envolve rodas de conversa, oficinas temáticas, integrações sociais e comunitárias, apresentação de vídeos, debates, vivências lúdicas e sensoriais, reuniões, gincanas, exposições, entre outras.

Inscrições

Para participar é necessário encaminhar ofício e toda a documentação descrita no edital, manifestando o interesse em participar do processo seletivo. O ofício deverá ser enviado à Coordenação de Documentação (CDOC), em nome do Diretor Regional do Sesc Ceará, Rodrigo Leite Rebouças. (Endereço: Rua Pereira Filgueiras, 1070 9° andar Centro, CEP 60160-194) ou via e-mail: protocolo@sesc-ce.com.br. A instituição deverá solicitar protocolo de confirmação de recebimento.

A divulgação da instituição selecionada e suplência acontecerá no site do Sesc: www.sesc-ce.com.br.

De 24 de fevereiro a 03 de março de 2021, serão realizadas as visitas técnicas nas instituições e, no dia 08 de março, a Comissão Técnica fará a avaliação geral das instituições participantes, devendo ser escolhida 1 (uma) instituição social para acolher o núcleo de cada projeto durante o ano de 2021 e 1 (uma) classificada como suplente, de acordo com critérios objetivos previstos em edital.

Ressalta-se que a parceria entre o Sesc e o estabelecimento selecionado não contempla repasse financeiro, pois o objetivo dos projetos é a realização de atividades socioeducativas para fortalecimento dos vínculos comunitários, colocando os integrantes da própria comunidade como protagonistas das ações a serem desenvolvidas em prol da população local.

Confira aqui o edital completo com os critérios de classificação e a lista da documentação necessária para participar de cada seleção.

Projetos

Projeto Amarelinha: Ludicidade e Cidadania – Busca contribuir para a difusão dos direitos e deveres estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de forma a sensibilizar a comunidade em geral para a importância desse tema, objetivando garantir a construção de uma sociedade mais justa.

Projeto Mãos que Costuram Vidas – Procura contribuir para o empoderamento político-social das mulheres, assim como, para o exercício da cidadania e consequentemente para o fortalecimento de vínculos comunitários intergeracionais, utilizando como ferramenta de reflexão acerca das relações de gênero, a confecção da boneca de pano.

Projeto Sesc Olhares Comunitários – Visa colaborar para o desenvolvimento sustentável de comunidades em situação de vulnerabilidade social, promovendo discussões acerca dos direitos sociais, práticas socioambientais e iniciativas relacionadas à geração de renda, contribuindo para o fortalecimento de vínculos comunitários e para o protagonismo social, por meio de oficinas, encontros e reuniões.

Projeto Sesc Pensando Verde – Tem como objetivo fomentar atividades que promovam a difusão das discussões socioambientais, incentivando a organização comunitária em torno das práticas sustentáveis, por meio da aplicação dos conceitos e técnicas da Agroecologia Urbana e Educação Ambiental.

Serviço:

Editais abertos para seleções de núcleos de projetos comunitários em 2021

Local: Unidade Sesc Fortaleza (Rua Gal. Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro)

Edital: Clique e confira aqui

Contato para mais informações: Desenvolvimento Comunitário: (85) 3452-9081 / 3452-9082 / 3452-9094

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here