Dados do Mapa da Violência 2014 apontam para um quadro alarmante de violência contra os jovens brasileiros. Conforme a pesquisa, 30.072 adolescentes e jovens, com idades entre 15 e 29 anos, foram vítimas de homicídio. O número representa 53,4% do total de mortes desse tipo no país, 91,6% também eram homens. Com a proposta de discutir esse cenário, posicionando-se contra essa realidade, será realizado neste sábado, 13, o “Seminário Pela Vida da Juventude: Discutindo o Mapa da Violência 2014”.


O encontro acontece no Cuca Mondubim e terá a presença do coordenador da área de estudos sobre a violência da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) e organizador do próprio Mapa da Violência, Julio Jacobo Waiselfisz. O Seminário é aberto à população e é promovido por meio de uma parceria entre o Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum FDCA), do qual Terre de hommes Brasil é integrante, a Rede de Articulação do Jangurussu e Ancurí (REAJAN), a Rede DLIS, e a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Mulher, da Juventude, da Criança e do Idoso da Câmara Municipal de Fortaleza.


O Seminário terá início a partir das 8h, com credenciamento e café da manhã. Às 9h, uma mesa redonda irá debater os dados apontados pelo Mapa da Violência 2014, destacando o contexto do Ceará. À tarde, acontece o lançamento do documentário “Pela Vida da Juventude”, seguido de uma roda de diálogo sobre a condição dos jovens na periferia, com grupos e coletivos juvenis de comunidades periféricas de Fortaleza e Região Metropolitana.

Saiba mais

Presente desde o ano 2012 em Fortaleza, Terre des hommes Brasil vem desenvolvendo um trabalho de prevenção à violência juvenil em dois níveis. Nas comunidades por meio das escolas, difundindo mecanismos de mediação, práticas restaurativas e cultura de paz, o que permite que a escola lide com conflitos antes que eles se agravem. E no sistema de justiça, com adolescentes em conflito com a lei, na prevenção da reincidência, impedindo que ele volte a praticar atos infracionais e que seja vítima do mesmo.

Serviço

“Seminário Pela Vida da Juventude: Discutindo o Mapa da Violência 2014”

Data: 13 de setembro de 2014

Local: Cuca Mondubim (Rua Santa Marlúcia, s/n, Mondubim – Fortaleza – CE)

Horário: 08h as 17h30

Inscrições: http://goo.gl/WUyopp    


Com informações da Terre des hommes Brasil

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here