Diante da pretensão da chamada “bancada da bala” de revogar o Estatuto do Desarmamento e liberar o uso de armas no País, um grupo de cidadãos formados por professores, políticos, policiais e representantes de entidades pacifistas fundaram este ano o Movimento Vida em Paz. Numa parceria com a Rede Desarma Brasil e apoio de pelo menos 12 entidades de vários estados brasileiros, o Movimento realiza nesta sexta-feira , às 14h, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, o Seminário Controle de Armas – Sou a Favor. O evento é aberto ao público e gratuito. O credenciamento pode ser feito no local a partir das 14h.


As ONGs cearenses Agência da Boa Notícia, Movida-Movimento em Favor da Vida e Estação da Luz estão entres entidades apoiadoras do evento. Para o diretor do Movida, Fernando Lobo, é importante destacar que o que será debatido no seminário não é a questão do desarmamento, uma vez que já houve um referendo em 2005, que rejeitou o artigo 35 do Estatuto do Desarmamento, que proibia a comercialização de arma de fogo e munição no Brasil. O foco é controle de armas, diante do risco de alterações no

Estatuto visando a flexibilização desse controle, conforme desejam parlamentares integrantes da “bancada da bala”..


Para o dirigente do Movida, esse sentimento de insegurança da população que leva muitos a desejarem andar armados “é reflexo da falta de políticas públicas na área da segurança. A solução não é armar a população”, acentua. No seminário, palestrantes e debatedores pretendem fazer uma abordagem racional sobre a ameaça das armas à paz.

PROGRAMAÇÃO


12h – Credenciamento

13h30 – Apresentação cultural

14h – Palestra do sociólogo Antônio Rangel Bandeira, da ONG Viva Rio.

14h30 – 1º Painel – “Frente Parlamentar da Paz pela Vida”. Moderador: Fernando Lobo, da direção do Movida. Participantes: ex-Deputado federal Luiz Bssuma (BA), (CE), Policial Bombeiro Reginauro Sousa (CE), Deputado federal Sub-tenente Gonzaga (MG) e o Deputado federal  Raul Jungmann, Presidente da Frente Parlamentar da Paz pela Vida.


15h50 – 2º painel – “Porque da Efetivação do Controle de Armas no Brasil”. Moderador: Cleber Costa (RN). Participantes:  Luís Galhardi, do movimento Londrina Pazeando (PR), Brenner Guimarães, de Guayí (RS),  e a psicóloga Vitória Bernardes, da Rede Desarma (RS).


17h05 – 3ª painel – “As Armas no Brasil Como Potencializador da Violência”. Moderadora: Valéria Velasco (DF). Participantes: Murilo Cavalcanti, Secretário de Segurança Urbana do Recife e da Rede Desarma Brasil (PE), Heder Martins, da Associação Nacional de Praças (Anaspra – DF), Marlon Teza, da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (Feneme – SC) e Marcos Dionísio, do Movimento Nacional dos Direitos Humanos (MNDH – RN).


18h10 – 4º painel –  “Construindo Cultura da Paz Pela Vida e pelo controle de Armas no Brasil”. Moderador: Ivênio Hermes, especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública e consultor de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Norte (OAB/RN). Participantes: Duda Quadros, da Rede Desarma  Brasil (CE), Everardo de Aguiar, do Movimento Amigos da Paz (DF), Tião Santos, do Movimento Viva Rio (RJ), Almir Laureano, do MovPaz (PB) e Major Plauto de Lima.


O seminário será encerrado com palavras dos organizadores e show.

Saiba mais no site www.controledearmas.com.br


Mais informações: Agência da Boa Notícia – (fone: 85 3224 5509)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here